Browsing by Author "Lopes, Tiago Edgar Gomes"
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- Plataforma TRANSIT para Análise de Dados de Tráfego na Cidade do PortoPublication . Lopes, Tiago Edgar Gomes; Pinto, Carla Manuela AlvesOs transportes são imprescindíveis no dia-a-dia da humanidade. As pessoas têm a necessidade de se movimentar de forma rápida, segura e com um bom nível de conforto. A IBM realizou um estudo acerca do número de veículos em circulação. Atualmente, esse número ultrapassa um milhão de milhões e pode vir a duplicar em 2020. Com este aumento, os problemas de congestionamento nas cidades vão aumentar. A presente dissertação foi realizada na Câmara Municipal do Porto (CMP), na Divisão Municipal de Gestão de Mobilidade e Tráfego. O sistema de Gestão de Tráfego da CMP tem cerca de 300 instalações semafóricas. Destas, 138 dispõem de regulação remota automatizada, respondendo em tempo real a um software de gestão de tráfego, instalado no posto central de comando. Para apoio na deteção da procura viária, estão instalados, nos pavimentos dos arruamentos, milhares de sensores de tráfego (espiras eletromagnéticas). Existem 123 sensores de contagem estrategicamente colocados nas subzonas centralizadas. Estes dados fornecem informação acerca do débito de tráfego. Este trabalho consistiu no desenvolvimento de uma plataforma, a TRANSIT, para a análise e tratamento de dados recolhidos pelo sistema de gestão de tráfego da CMP. Para a implementação da TRANSIT foi utilizado o Excel. Numa primeira fase, os dados crus são tratados, removendo outliers. De seguida, os dados são importados para uma tabela dinâmica. Desta forma, é possível analisar os dados analiticamente e graficamente. As tabelas permitem realizar esta análise por dia, zona ou mês. Este processo foi repetido para 10 anos. O software NEXT está em funcionamento na CMP e está inserido no projeto C-ROADS. Permite a análise, simulação e previsão de dados de tráfego. Desta forma, é possível representar uma rede real, recorrendo a uma rede virtual. Uma das funcionalidades do NEXT é semelhante à da TRANSIT, ambas analisam os volumes de tráfego da cidade. No último capítulo faz-se uma análise comparativa, dos resultados obtidos por ambas as plataformas. A TRANSIT distingue-se do NEXT por: aplicar um filtro para a limpeza dos dados e não multiplicar por dois os dados crus. Estas duas estratégias da TRANSIT colocam-na numa situação mais vantajosa do que o NEXT. Os seus resultados são mais credíveis, sendo mais úteis para a análise presente e futura previsão do comportamento do tráfego.