Browsing by Author "Lopes, Joel Domingos Fontes"
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- Otimização estrutural recorrendo a métodos sem malha - análise de estruturas planasPublication . Lopes, Joel Domingos Fontes; Belinha, Jorge Américo de Oliveira PintoA aplicação de métodos numéricos apresenta-se como uma ferramenta que permite, não só reduzir o impacto ambiental e consumo de energia, como também tornar a otimização estrutural mais eficiente. Pode ser aplicado em várias indústrias, como a automóvel e aeronáutica, e contribuir para a redução de custos e economia do material. Tendo em conta as vantagens encontradas na literatura quanto à utilização destes métodos, torna-se pertinente a investigação nesta área e a avaliação do desempenho de métodos numéricos no processo de otimização estrutural. Assim sendo, a presente dissertação pretende estudar a extensão da aplicação dos Métodos sem Malha à otimização estrutural e comparar a sua utilização com o Método de Elementos Finitos (MEF), através do Finite Element and Meshless Methods Analysis Software (FEMAS). O MEF é usualmente utilizado na literatura para a resolução de problemas estruturais, mas, nos últimos anos, os Métodos sem Malha têm assumido uma crescente importância ao nível da otimização estrutural. O MEF é um método numérico que se baseia na divisão do domínio através de um conjunto de elementos de forma a calcular as variáveis de campo. No presente estudo selecionaram-se os seguintes Métodos sem Malha: o NNRPIM e o RPIM. O primeiro é um método numérico que necessita de uma malha de integração de fundo de forma a obter as variáveis desconhecidas, enquanto o NNRPIM apenas necessita de um conjunto de nós distribuído pelo domínio. Todos os conceitos inerentes aos métodos utilizados serão explicados ao longo da dissertação, assim como os fundamentos de mecânica dos sólidos e dos critérios de otimização. Para comparar o desempenho de cada método selecionaram-se dois exemplos bidimensionais presentes na literatura, aos quais foram aplicados vários parâmetros: tipo de discretização, critério de otimização e Taxa de Remoção (TR). Pela análise dos resultados é possível verificar que a utilização destes parâmetros permite a obter soluções com melhor performance estrutural e soluções semelhantes com a literatura. Após estabelecer os parâmetros ótimos, procedeu-se à sua aplicação a três problemas no âmbito da indústria automóvel: um travão de mão hidráulico, um suporte da blindagem do veio de transmissão e o suporte do painel lateral. A aplicação dos métodos numéricos a estes exemplos permitiu a diminuição da massa da estrutura e a manutenção dos requisitos de tensão máxima instalada e de rigidez, o que representa benefícios para a indústria automóvel e um menor impacto ambiental. Apesar do MEF ser um método largamente difundido no ramo da otimização estrutural e cuja obtenção de bons resultados está amplamente comprovada, foi possível verificar que o RPIM e o NNRPIM também possibilitam a obtenção de geometrias com boas propriedades mecânicas e semelhantes às geometrias obtidas pelo MEF. No entanto, através da utilização do RPIM não foi possível estabelecer soluções com um bom desempenho estrutural em todos os exemplos analisados. Por outro lado, as geometrias obtidas pelo NNRPIM apresentam um desempenho semelhante ao MEF, em alguns casos superior, apesar de que para este método as geometrias apresentam uma complexidade superior, o que resulta numa dificuldade acrescida no fabrico das estruturas. Numa primeira análise, os resultados indicam que a utilização do NNRPIM apresenta resultados mais otimizados e que os Métodos sem Malha são tão eficientes como o MEF. No entanto, é necessária a elaboração de estudos futuros neste âmbito, que continuem a investigar a pertinência de utilizar os Métodos sem Malha no processo de otimização estrutural.