Browsing by Author "Lemos, Mariana Pinto Cardoso Salgado"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio de Mariana Pinto Cardoso Salgado LemosPublication . Lemos, Mariana Pinto Cardoso Salgado; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Silva, Helena Lopes daO presente relatório surge do processo desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada, integrada no plano de estudos do 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino Básico do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Porto. Apresentando-se como um dos principais requisitos para a obtenção do grau de Mestre, o relatório tem como propósito descrever e analisar a experiência vivenciada ao longo de toda a prática educativa desenvolvida em contextos de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. De forma crítica e reflexiva são analisadas algumas ações pedagógicas desenvolvidas, resultantes da mobilização de conhecimentos científicos, didáticos e pedagógicos construídos ao longo da formação inicial. No sentido de desenvolver práticas educativas inovadoras, é descrito como o percurso formativo da mestranda integrou referentes teóricos e legais relevantes para a construção da identidade profissional docente de perfil duplo. Baseadas em metodologias ativas, essas práticas pretendiam responder às necessidades e interesses dos contextos educacionais, tendo em vista o desenvolvimento holístico das crianças. Utilizou-se a Metodologia de Investigação-Ação enquanto estratégia de formação profissional. O trabalho colaborativo com todos os intervenientes envolvidos, revelou-se fundamental na criação de oportunidades que desenvolvessem e proporcionassem momentos de aprendizagens significativas. A envolvência e participação das famílias nos projetos desenvolvidos, baseados numa Metodologia de Trabalho de Projeto, são também elementos de destaque no processo nas práticas educativas. As experiências vivenciadas nos contextos da prática educativa, resultantes da convivência e interação com os outros, permitiram à mestranda desenvolver e aprimorar competências e habilidades, ultrapassar desafios e crescer tanto a nível pessoal como futura profissional.
