Browsing by Author "Leite, Lara Filipa Lopes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Desde sempre em mim, a voz que agora ensinaPublication . Leite, Lara Filipa Lopes; Mascarenhas, Daniela Filipa Martinho; Rodrigues, Pedro Correia; Alves, Tiago Miguel MaiaO presente Relatório de Estágio (RE), intitulado “Desde Sempre em Mim, a Voz que Agora Ensina”, enquadra-se na Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento constitui um requisito indispensável para a obtenção do grau de Mestre, corporizando uma síntese reflexiva do percurso formativo vivido pela mestranda ao longo do ano letivo 2024/2025. Sustentado num diálogo contínuo entre teoria e prática, este RE retrata uma jornada formativa desenvolvida em dois contextos educativos, com intervenções realizadas numa turma do 3.º ano do 1.º CEB e numa turma do 6.º ano do 2.º CEB, nas áreas disciplinares de Matemática e Ciências Naturais. A ação pedagógica da mestranda alicerçou-se em referenciais científicos, didáticos e legais, integrando ciclos de observação, planificação, intervenção, avaliação e reflexão, orientados para a construção de uma identidade docente crítica, investigativa e ética. Este percurso formativo foi amplamente enriquecido pela colaboração com os diferentes agentes educativos e pela atenção às especificidades dos alunos, procurando responder às suas necessidades e potencialidades através de cenários de aprendizagem contextualizados, inclusivos e motivadores. Tal como páginas de um livro em constante escrita, cada criança foi entendida como portadora de uma narrativa única, cuja valorização se tornou central no ato educativo. O presente RE inclui ainda uma vertente investigativa, desenvolvida sob a forma de artigo científico, que problematiza as potencialidades da Realidade Aumentada (RA) e da Realidade Virtual (RV) na promoção de aprendizagens significativas e na articulação entre Matemática e Ciências Naturais, desafiando a fragmentação curricular e reforçando a relação com o meio envolvente. Este estudo, ancorado numa metodologia de investigação-ação, procurou compreender de que modo a integração de ambientes imersivos poderia potenciar o raciocínio espacial e o interesse dos alunos pelos conceitos matemáticos e científicos, consolidando, assim, um ensino mais interativo e experiencial. Este RE reflete, por conseguinte, a consolidação de saberes, valores e competências que moldaram a identidade profissional da mestranda, numa perspetiva de docência comprometida com a inovação pedagógica, a justiça educativa e o desenvolvimento integral dos alunos. Mais do que um requisito académico, este documento marca o início de uma caminhada que se prolonga no tempo, alimentada pela paixão de ensinar e pelo sonho de construir, com gestos simples e sentidos, uma escola mais humana. É também o lugar onde se escuta, de forma clara e confiante, a voz que desde sempre a acompanha e que agora se revela inteira no ato de educar.