Browsing by Author "Leal, Francisco Mendes de Freitas"
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- A máquina falante: o discurso sonoro através da mediação na peça As Três IrmãsPublication . Leal, Francisco Mendes de Freitas; Cabral, Inês Salselas; Conceição, Marco Paulo BarbosaEsta dissertação pretende analisar o discurso do som mediado e as estratégias adotadas, a partir do estudo de caso do processo técnico-criativo da conceção da sonoplastia e desenho de som da peça As Três Irmãs, de Anton Tchékhov, testemunhando a metodologia efetuada e elencar a sua ação na construção dramatúrgica do espetáculo dirigido por Carlos Pimenta, numa coprodução do Ensemble - Sociedade de Actores e Teatro Nacional S. João, apresentada no Teatro Carlos Alberto, no Porto, entre 7 e 14 de Janeiro de 2021. O conceito deste espetáculo, proposto pelo encenador, formaliza a apresentação da peça no contexto de um grupo de atores que se reúne num estúdio de som para gravar As Três Irmãs numa produção de teatro radiofónico. Para tal, baseou-se na exploração da auralidade da peça, procurando elementos auditivos e visuais que pudessem relevar, simultaneamente, o universo sonoro da narrativa e o universo da gravação em estúdio, originando, por esta razão, a majoração da função do som dentro do espetáculo. Assente em duas vertentes que refletem a distinção da prática das atividades do desenho de som e da sonoplastia, buscou-se fabricar cenários e ações na reconstituição da narrativa e procurou-se salientar as relações dos personagens, entre si e no espaço, explorando a manipulação do ponto de escuta através dos microfones, tal como no teatro radiofónico, mas neste caso, devolvidas à audiência recorrendo a um dispositivo eletroacústico desenhado especificamente para esta sala e esta peça. Assim, o dispositivo sonoro estabelece o discurso do som, veiculando palavras e música, objetos e paisagens, configurando o espaço em que ocorrem e produzindo sentidos nas representações aurais dos eventos e na emocionalidade da ação, traduzindo-se, pois, num discurso dramatúrgico em relação com a narrativa. O dispositivo sonoro que permite a experiência sensorial da auralidade poder-se-á considerar, então, uma Máquina Falante. É, simultaneamente, um objeto e o espaço que cria, onde a peça de teatro radiofónico tem a sua projeção pública, como se de um filme se tratasse.