Browsing by Author "Junqueira, Marina Moreira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio de qualificação profissionalPublication . Junqueira, Marina Moreira; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Oliveira, Ana Isabel GameiroRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico realizou-se o presente relatório de qualificação profissional, em que numa abordagem reflexiva se descreve o percurso da estagiária no contexto de Educação Pré-Escolar. O principal objetivo da prática pedagógica supervisionada foi promover a construção dos saberes profissionais para a Educação Pré-Escolar, pelo compromisso e responsabilização progressiva pela ação docente. Deste modo, a estagiária pôde desenvolver o seu perfil como futura educadora de infância, desenvolvendo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar através da planificação, da organização e da avaliação do ambiente educativo, e ainda através das atividades e dos projetos curriculares. Salienta-se a etapa da avaliação como especialmente importante para o desempenho da formanda, pois esta avaliou numa perspetiva formativa a sua intervenção, o ambiente e os processos educativos que adotou, de forma a melhorar a sua prática educativa. Relativamente à metodologia utilizada foi de investigação-ação, o que incentivou a busca de saberes e a prática reflexiva que permitiu apoiar e orientar a ação educativa. Em articulação com as etapas do processo educativo, a metodologia de investigação-ação permitiu o desenvolvimento das competências da estagiária como futura educadora de infância. Neste processo contínuo de evolução foram cruciais as estratégias formativas a que a estagiária recorreu, nomeadamente o diário de formação, os guiões de pré-observação, as planificações semanais e as reuniões de reflexão realizadas com a educadora cooperante, com o par de formação e com a supervisora institucional. De acordo com as reuniões de avaliação, considerou-se que a estagiária revelou uma especial evolução nos domínios da planificação e da ação. Relativamente ao primeiro domínio, a estagiária procurou planificar a ação educativa de forma adequada ao desenvolvimento de aprendizagens integradas das crianças, relacionadas com os diversos domínios curriculares. Ao nível da ação, a estagiária procurou organizar e gerir adequadamente o tempo, o espaço e os materiais, desenvolver estratégias de diferenciação pedagógica e proporcionar o bem-estar das crianças. Naturalmente, a observação, a avaliação e a reflexão foram imprescindíveis para esta evolução.