Browsing by Author "Guerreiro, Carla Maria Pires da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A Internacionalização do ensino superior Português as razões, as estratégias e os desafiosPublication . Guerreiro, Carla Maria Pires da Silva; Barros, Maria Teresa Morais Taveira deA internacionalização das instituições de ensino superior mais do que um tema atual, tornou-se uma realidade inevitável, quer pela natureza deste tipo de ensino, quer pelas razões que lhe estão subjacentes. O objetivo principal desta investigação é procurar identificar, junto dos principais stakeholders deste processo, nomeadamente os reitores, presidentes ou diretores das instituições de ensino superior portuguesas (RIES), dos seus docentes e estudantes, quais as razões, estratégias e desafios que, na sua opinião, estão inerentes ao processo de internacionalização. Para isso, entrevistamos dez RIES e inquirimos docentes e estudantes, tendo obtido 109 e 262 respostas, respetivamente. Os dados foram analisados, no caso das entrevistas através da análise de conteúdo, e no caso dos inquéritos, através da análise descritiva e fatorial usando o SPSS1. Destacam-se os seguintes resultados: OS RIES apontam razões de natureza económica, académica e cultural, com particular destaque para as primeiras por estarem associadas às questões do financiamento do ensino superior. Elencam estratégias de internacionalização muito próprias e atuais, adequadas à realidade e ao contexto das instituições de ensino superior portuguesas. Os desafios estão muito associados às razões de ordem económica e cultural, porque, por um lado, implicam ultrapassar constrangimentos orçamentais, e por outro, incentivar a uma nova atitude face a um novo paradigma, sem tempo para a necessária adaptação. Os docentes e estudantes acompanham o processo de internacionalização das suas IES conseguindo elencar as razões para este novo cenário. Enquanto estratégia, atribuem particular relevância à mobilidade ERASMUS mas, em simultâneo, a criação de disponibilidade para aderir a esta estratégia de internacionalização é um dos maiores desafios. O domínio da língua inglesa é também um desafio porque essencial num contexto de mercado de trabalho internacional. Para os docentes, acresce o desafio de adquirirem competências que lhes permita aderir às novas tecnologias de informação, promotoras da internacionalização.