Browsing by Author "Grilo, Ana"
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- Escala de empatia na práctica profissional dos psicólogos (EPPP) - Processo de construçãoPublication . Cruz, Márcia; Alves, Paulo; Grilo, Ana; Dores, Artemisa Rocha; Lima, Lígia; Custódio, SusanaA empatia é reconhecida como competência pessoal, relacional e profissional. Um dos objetivos do projeto DEON do Núcleo Académico da Psicologia da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia, é avaliar a empatia nos psicólogos de Angola, Brasil, Moçambique e Portugal. Não havendo conhecimento da existência de escalas para avaliar a empatia na prática profissional, procedeu-se à construção de uma Escala. Após uma revisão da literatura sobre o construto da empatia e dos instrumentos existentes para a sua avaliação, foram elaborados itens para três dimensões: Afetiva, Cognitiva e Comportamental Para avaliar a sua validade e compreensibilidade, os itens foram analisados por dez psicólogos através do método de reflexão falada. Após as alterações sugeridas, a EPPP apresenta-se com 27 itens na dimensão afetiva, exemplo: “Sinto-me desconfortável perante os relatos muito emotivos do/a cliente”; 18 itens na dimensão cognitiva, exemplo: “Procuro compreender o/a cliente, tendo em atenção a sua perspetiva sobre as situações”; 12 itens na dimensão comportamental, exemplo: “Para manter a relação no âmbito profissional evito adotar determinadas práticas sociais, como por exemplo, o toque ou o contacto visual.”. Brevemente a escala será administrada a uma amostra alargada de psicólogos no sentido de estudar as suas propriedades psicométricas.
- Escala de empatia na prática profissional dos psicólogos (EPPP)- Resultados preliminaresPublication . Alves, Paulo; Cruz, Márcia; Grilo, Ana; Dores, Artemisa Rocha; Custódio, SusanaA importância da empatia é reconhecida nas relações interpessoais, em contextos de intervenção e relação terapeuta-cliente (Palhoco, 2011). Trata-se de um processo complexo composto por três componentes: afetiva, cognitiva e comportamental (Falcone et al., 2008).
- Psychometric Properties of the Communication Skills Attitudes Scale (CSAS) among Portuguese undergraduate students in Allied Health SciencesPublication . Carvalho, Irene; Dores, Artemisa Rocha; Grilo, Ana; Martins, Helena; Magalhães, Andreia; Salgado, AnaCommunication in health has attracted increasing interest in recent decades, revealing the need for appropriate research tools. The study of the psychometric properties of instruments and the confirmation of their structure is crucial for the reliability and validity of the overall results of scientific work. Repeated analyses of these dimensions over time are important because it allows us to identify changes that result from social and cultural changes. This study aims to assess the reliability, factor structure, and construct validity of the Communication Skills Attitudes Scale.