Browsing by Author "Gouveia, Ana Patrícia Lopes Caturna"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Opinião dos Educadores de Infância face à Educação InclusivaPublication . Gouveia, Ana Patrícia Lopes Caturna; Sanches-Ferreira, Maria Manuel PiresDesde o início do século XXI que, em Portugal, se tem vindo a construir uma mudança no que diz respeito à educação. Conscientes da importância da educação pré-escolar como alicerce para a educação da criança e do que a educação inclusiva pode determinar nos primeiros anos de vida, o papel do educador é essencial em todo o processo educativo. Assim, com este estudo propomo-nos explorar a opinião de Educadores de Infância face à inclusão. Neste estudo foram entrevistados / inquiridos oito educadores: quatro de pré-escolares públicos e quatro de pré-escolares privados da zona norte do país. Utilizámos dois instrumentos para a recolha de dados: uma entrevista semi-estruturada e um questionário composto por uma folha de caracterização individual e por vinhetas com descrições de crianças com diferentes perfis de funcionalidade. Os resultados apontam que estes educadores consideram a inclusão uma prática possível e favorável para todas as crianças. Foi ainda possível verificar que a opinião destes educadores face à inclusão é influenciada pela sua opinião sobre o que é um educador inclusivo, especificamente sua posição face à diferença, as suas características pessoais e as práticas que desenvolve no dia a dia. Assim, o respeito pela diferença, pelas capacidades, interesses e necessidades de cada criança, o trabalho dos pares e a família são apontados como aspetos fundamentais para uma educação inclusiva. Como obstáculos à inclusão referem a falta de formação dos profissionais, a dimensão dos grupos, os recursos humanos e materiais.