Browsing by Author "Gilvaz, Catarina Sofia Fernandes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio de Catarina Sofia Fernandes GilvazPublication . Gilvaz, Catarina Sofia Fernandes; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de; Ribeiro, Deolinda Dias Pedroso; Graça, Vânia Gabriela Dias; Silva, Helena Margarida Ferreira daO presente relatório de estágio tem como objetivo principal apresentar o percurso formativo da mestranda durante a Prática Educativa Supervisionada nos contextos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Mediante esta experiência, foi possível adquirir aprendizagens significativas, no que diz respeito à construção da identidade docente e ao desenvolvimento de competências profissionais. É de realçar que a articulação entre os referenciais teóricos e legais foi fundamental para uma prática educativa de qualidade, inclusiva e equitativa. Com uma postura observadora, atenta, investigativa e indagadora, aliada à integração entre teoria e prática, promoveu-se uma educação centrada na aprendizagem da criança, valorizando-se a autonomia, a flexibilidade, a cooperação e a participação democrática. Uma postura ética ocupou um lugar central nesse processo, levando em consideração a responsabilidade e o respeito pelos direitos e dignidade de todas as crianças. A metodologia de Investigação-Ação, utilizada colaborativamente, foi fundamental na construção da identidade profissional e na inovação das práticas educativas. Através desse processo reflexivo, foi possível questionar e reformular constantemente as formas de pensar e agir. De facto, foi evidente a necessidade de uma postura reflexiva, crítica e aberta à mudança, bem como a importância de uma relação deontológica e de confiança com as famílias, que desempenham um papel fundamental na educação das crianças. Destaca-se também a importância do trabalho colaborativo e cooperativo entre os diversos intervenientes no processo educativo. De facto, essa colaboração, aliada à Metodologia de Trabalho por Projeto, possibilitou o enriquecimento das práticas educativas e fomentou o crescimento pessoal e profissional da futura Educadora de Infância e Professora do 1.º CEB.