Browsing by Author "Gaspar, Rafaela da Silva"
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- Relatório de estágio de Rafaela da Silva GasparPublication . Gaspar, Rafaela da Silva; Moreira, Sónia Maria dos Santos Peres; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri deO presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, integrada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Porto, permite a profissionalização para um perfil duplo docente. Assente na utilização da Metodologia de Investigação-Ação, este trabalho procurou articular a teoria e prática de forma contínua e reflexiva, através do paradigma socioconstrutivista que valoriza a criança/aluno como sujeito ativo na construção do conhecimento. Ao longo da intervenção pedagógica em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, foram promovidas práticas educativas intencionais e contextualizadas, tendo por base a intencionalidade pedagógica na promoção de aprendizagens significativas e no desenvolvimento holístico da criança/aluno. As práticas educativas implementadas foram sustentadas em referenciais legais, documentos estruturantes e orientadores quer do 1.º Ciclo do Ensino Básico quer da Educação Pré-escolar. Simultaneamente, procurou-se estabelecer uma ligação próxima com a comunidade educativa e as famílias, reconhecendo o seu papel essencial na educação integral da criança/aluno. Este percurso formativo foi marcado por uma postura reflexiva e crítica, permitindo consolidar a identidade profissional através da análise sistemática da prática, da tomada de decisões fundamentadas e da capacidade de adaptação às realidades educativas. A metodologia ativa da Aprendizagem Cooperativa desenvolvida com o par pedagógico, orientadoras cooperantes e supervisoras institucionais revelou-se essencial para a construção de uma prática partilhada e coerente com os princípios da educação inclusiva e de qualidade, baseada na cidadania e participação, direitos fundamentais de cada criança/aluno em formação.