Browsing by Author "Fraga, Diana Coelho"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A comunicação das marcas sobre a sua política de sustentabilidade: a perceção do consumidorPublication . Fraga, Diana Coelho; Teixeira, Sandrina FranciscaO presente estudo teve como principal objetivo compreender se as empresas que comunicam evidências sobre sustentabilidade têm maior preocupação relativamente ao tema, partindo da questão: “Qual a imagem/perceção do consumidor sobre as empresas que comunicam evidências sobre sustentabilidade?” Para a sua concretização, adotou-se uma pesquisa qualitativa com abordagem exploratória através da realização de quatro focus group, posteriormente analisados de acordo com a proposta de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2016). A análise realizada permitiu verificar como a sustentabilidade ambiental é um tema importante e preocupante para os participantes do estudo, como consideram que é utilizada na estratégia das empresas e como se sentem inseguros com a comunicação realizada pelas marcas sobre esta temática. A maioria dos inquiridos tem receio de estar a ser engando por uma estratégia de marketing e garante que só acredita nas informações deste tema publicadas nas redes socias das empresas quando são comprovadas com estudo por entidades externas, por exemplo. Relativamente à certificação da sustentabilidade, foi apresentado o rótulo ecológico da União Europeia, EU Ecolabel, criado em 1992 mas que sobre o qual nenhum participante tinha conhecimento. Os inquiridos consideram que há falta de divulgação sobre a certificação da sustentabilidade e que o sustentável ainda não é um fator decisivo de compra. Esta investigação permitiu verificar que, embora os consumidores gostem que as empresas comuniquem evidências sobre a sustentabilidade, preferem que sejam entidades externas a comprovar as informações das comunicações partilhadas no digital, mas ficam com uma boa imagem e perceção das empresas que o fazem e que o comprovam.