Browsing by Author "Ferreira, Ricardo João Godinho"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Eventos sonoros na natureza: desenvolvimento de modelos compositivos, tendo por base sonoridades de natureza não animalPublication . Ferreira, Ricardo João Godinho; Resende, Eugénio Manuel de AmorimComo objetivos centrais desta dissertação estiveram sempre a música que procurei escrever e a aquisição de novo material composicional; assim como a apropiação de novos conhecimentos na área do som e da sua disposição no tempo e no espaço, isto é, na composição musical. A natureza desempenhou um papel fundamental na obtenção destas competências, pois através dela encontrei novos encadeamentos harmónicos, ritmos, melodias, estruturas formais e ideias musicais. Foram recolhidos diversos sons da natureza, tendo sido tomada a opção pelos sons da natureza não animal, com a exceção do som das abelhas. Esta opção deveu-se ao facto desses sons me fascinarem e conterem em si diversas sonoridades que, numa primeira apreciação, por vezes não deciframos. Os sons recolhidos foram transformados recorrendo a diversos programas de software: Spear, Open Music e Sibelius; tal foi feito tendo sempre em vista o objetivo de obter material passível de ser utilizado na criação musical. Todos os métodos utilizados são explicados no subcapítulo dos processos de transformação e no capítulo da análise das obras criadas. Ao longo de todo o processo existe uma tomada de consciência da complexidade destes sons e das suas potencialidades musicais. O processo de aprendizagem foi maioritariamente empírico, decorrendo de processos reflexivos de tentativa e erro e de investigação dos resultados obtidos. Foi efetuado um breve estudo dos métodos e resultados obtidos por outros compositores, não sendo uma investigação profunda neste tópico o principal foco desta dissertação. Como resultado da análise e transformação das recolhas sonoras foram criadas quatro obras musicais que são analisadas no capítulo 2, no qual são explicados os métodos e processos utilizados para a obtenção dos resultados. Diferentes foram as questões levantadas por cada obra e diferentes foram os métodos de abordá-las. Com esta dissertação almejo poder contribuir para o panorama composicional, através de uma interpretação menos usual dos fenómenos sonoros da natureza não animal, trazendo à luz um possível novo processo de a realizar.