Browsing by Author "Ferreira, Juliana Vaz Almeida Gomes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Um doce ler: leitura, compreensão e desenvolvimento de competências comunicativas nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoPublication . Ferreira, Juliana Vaz Almeida Gomes; Morgado, Celda Maria GonçalvesO presente Relatório constitui-se como um elemento de avaliação à Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, Unidade Curricular integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, e condição obrigatória para a admissão da mestranda à prova pública, último requisito para a obtenção do grau de mestre e a habilitação para a docência, segundo o perfil de saída do Mestrado que frequenta. O principal objetivo deste relatório é refletir sobre a Prática de Ensino Supervisionada, abrangendo os contextos educativos em que a mestranda se inseriu, bem como as turmas em que concretizou as suas práticas e ainda a reflexão acerca Ensino e do Ser Professor no século XXI, contemplando os desafios inerentes à prática, nomeadamente do Professor enquanto Investigador. Este documento pretende espelhar os conhecimentos científico, pedagógico, do contexto e tecnológico (Shulman, 1986; Mishra & Koehler, 2006) adquiridos ao longo não só do Mestrado, mas também de todo o percurso académico, social e pessoal da mestranda, bem como integrar uma reflexão fundamentada científica e pedagogicamente sobre a prática pedagógica desenvolvida nos contextos de Estágio, no âmbito dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, destacando a observação enquanto meio de aprendizagem (Estrela, 1990). O tema agregador da PES foi o desenvolvimento de competências de compreensão na Leitura e comunicativas, transversais a diferentes domínios e áreas do saber, procurando a diversificação e experimentação de diferentes metodologias, nas várias componentes curriculares. No âmbito da investigação, o projeto educativo foi construído para o 1.º CEB, com vista ao desenvolvimento de competências de leitura por meio da poesia ligadas à competência comunicativa em diferentes componentes do currículo, partindo da metodologia de Investigação-Ação (Bogdan & Biklen, 1994; Coutinho C. P., 2013; Silva & Lopes, 2015b).