Browsing by Author "Ferreira, Catarina Isabel Neves"
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- Transversalidade do conhecimento linguístico e sua operacionalização em diferentes áreas: relações semânticas e morfológicas entre palavrasPublication . Ferreira, Catarina Isabel Neves; Morgado, Celda Maria GonçalvesO presente Relatório surge como um dos requisitos formais para a obtenção do grau de Mestre, no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, permitindo espelhar a ação e a reflexão sobre a prática educativa desenvolvida. Considerando que ser professor passa por desenvolver e aprimorar capacidades através das experiências, mas também adquirir conhecimentos mais teóricos e pedagógicos e saber articulá-los, iniciar-se-á este Relatório com um breve Capítulo reflexivo - Capítulo I - sobre a construção do ser professor no século XXI e a valorização da Língua Portuguesa como transversal ao ensino. Este documento reflete conhecimentos acerca do percurso da mestranda segundo uma metodologia de investigação-ação, que permitiu colocar em prática os conhecimentos e as aprendizagens desenvolvidos ao longo da sua formação académica. Para a concretização da prática educativa, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, foi necessário caminhar por várias etapas (observação, planificação, cooperação, ação e reflexão), as quais nortearão a reflexão apresentada neste Relatório. No Capítulo 11, será feita uma breve apresentação dos contextos de intervenção educativa, dado que o conhecimento dos contextos é central para a construção quer do conhecimento pedagógico do docente, quer para a conceção, planificação e ação na prática docente. Posteriormente, no Capítulo 111, refletir se-á sobre a intervenção educativa da mestranda, centrando a análise reflexiva nas várias fases que a compõem. Tanto as etapas da prática educativa como a postura adotada no presente documento pretendem operacionalizar o conceito do professor investigador e reflexivo. No Capítulo IV é apresentado a proposta de um projeto de intervenção educativa, que se fixa, fundamentalmente, na necessidade de valorizar a Língua Portuguesa, reconhecer a sua transversalidade nas práticas do docente de Português e de outras componentes do currículo, especificamente no desenvolvimento de estratégias de enriquecimento e organização do Léxico e as relações semânticas e morfológicas entre palavras.