Browsing by Author "Ferreira, Alexandre Quintal e"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Influência das condições de rodagem na fadiga de engrenagensPublication . Ferreira, Alexandre Quintal e; Martins, Ramiro CarneiroRodagem é definida como sendo o processo que ocorre antes do regime permanente de operação quando duas ou mais superfícies entram em contacto, perante certas condições de carga e movimento relativo. De muitos outros fatores, este processo é geralmente acompanhado pela modificação de parâmetros como a rugosidade superficial, coeficiente de atrito e da taxa de desgaste do material. Associado à fadiga de contacto, micropitting é um fenómeno progressivo onde se alteram as condições superficiais de um determinado componente, influenciando diretamente na prestação do mesmo ou até reduzir a sua vida útil em serviço. O presente estudo tem como principal objetivo avaliar o impacto das condições de ro‐ dagem no aparecimento e propagação de micropitting na superfície de engrenagens FZG tipo C. Dos diferentes procedimentos associados ao estudo presente neste documento, estes podem ser definidos pelos seguintes tópicos: • Caracterização do óleo lubrificante para engrenagens PAO 150; • Execução da campanha de testes de micropitting, no banco de ensaio de engrena‐ gens FZG; • Análise visual da área afetada por micropitting na superfície da engrenagem; • Medição da textura superficial das engrenagens entre os estágios da campanha de testes; • Medição da perda de massa das engrenagens no decorrer dos ensaios de fadiga; • Apresentação dos dados adquiridos e a análise dos mesmos. O trabalho que será apresentado nesta dissertação, dá continuidade a um estudo realizado por Fernandes et al. [1], no qual, foi avaliado o impacto da rodagem na eficiência das engrenagens. Para tal, a rodagem das engrenagens foi realizada com diferentes condições de carga e temperatura, lubrificadas por um óleo de engrenagens PAO 150. A campanha de testes de micropitting consistiu em quatro estágios distintos, três destes com duração de 16 h e um de 80 h, pelo que, nos dois últimos estágios as engrenagens foram submetidas à mesma carga. Mediante a campanha de testes realizada, constata‐se que para as engrenagens com uma temperatura mais baixa na fase de rodagem, houve um maior aparecimento e consequente propagação de micropitting na superfície das mesmas, sendo comprovada a reprodutibilidade do resultado obtido.