Browsing by Author "Fernandes, Maria do Rosário Lopes"
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- O patrocínio de casas de apostas online e as atitudes no adepto consumidor: um estudo empírico com a Betano na Primeira Liga Portuguesa de FutebolPublication . Fernandes, Maria do Rosário Lopes; Gonçalves, Paulo Jorge Pinheiro; Rodrigues, Maria Antónia GonçalvesObjetivo – Investigar e medir possíveis relações acerca da ligação dos adeptosconsumidores quanto ao seu clube e consequente influência nas suas atitudes relativamente à respetiva patrocinadora Betano. Metodologia – Pesquisa empírica, de corte transversal, descritiva e quantitativa confirmatória, através de um modelo teórico proposto, suportado pela revisão de literatura. A recolha dos dados deu-se pelo instrumento de medida questionário online, obtendo-se uma amostra de 557 respostas válidas. As hipóteses foram testadas por um modelo confirmatório de equações estruturais. Resultados e conclusões – As variáveis antecedentes «Identificação com o clube» e «Compromisso afetivo com a equipa» demonstraram influenciar positivamente as variáveis das atitudes – «Atitude face ao patrocinador»; «Intenção de compra online». Foi garantida a qualidade psicométrica. Foram obtidos interessantes níveis de correlação e capacidades preditivas entre as variáveis. Três das cinco hipóteses foram confirmadas. Destaca-se que a «Identificação com o clube» faz aumentar o «Compromisso afetivo com a equipa» (B=0.45, t=12.57, p<0.001); a «Atitude face ao patrocinador» aumenta em função de um maior «Compromisso afetivo com a equipa» (B=0.79, t=7.31, p<0.001); a «Atitude face ao patrocinador» influencia positivamente a «Intenção de compra online» (B=0.52, t=13.85, p<0.001). Limitações e implicações – Como limitações, há a ausência de estudos sobre esta temática em Portugal e o deficiente planeamento da variável «Nível de participação». Desenvolve-se, contudo, o papel intermediário do «Compromisso afetivo com a equipa» e um estudo empírico sobre casas de apostas online-patrocinadoras. Originalidade/valor – Além de ser o primeiro estudo dissertativo sobre a Betano em Portugal, este estudo acrescenta um novo modelo empírico à área do Patrocínio desportivo, cujas variáveis e dimensões ainda não haviam sido testadas face à população portuguesa. Fornece aos assessores no Desporto uma nova forma de comunicação de negócio para aumentar a competitividade das suas entidades.