Browsing by Author "Fernandes, Ana Iolanda Moreira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de EstágioPublication . Fernandes, Ana Iolanda Moreira; Marta, Maria Margarida CamposO mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico incita a um processo de formação potenciador de um profissional de educação indagador, crítico e reflexivo, capaz de (re)construir as suas competências, conhecimentos e valores. No âmbito da formação inicial, a Prática Educativa Supervisionada constituiu-se como um espaço de construção do saber pensar e agir nos contextos de ação de forma fundamentada e reflexiva, desenvolvendo saberes profissionais que terão reflexo na aprendizagem ao longo da vida. Na prática educativa foram desenvolvidos os processos da Metodologia de Investigação-Ação, observação, planificação, ação e reflexão, que pela sua dinâmica mobilizaram saberes científicos, pedagógicos, didáticos e metodológico, procurando dar resposta às dificuldades, necessidades e interesses das crianças, do contexto educativo e da futura profissional. Considerando-se o paradigma educacional transversal à PES, o socioconstrutivismo colocou no centro de toda a intencionalidade educativa a criança, encarando-a como um ser com agência, capaz de intervir e participar criticamente nos acontecimentos do seu meio envolvente e, deste modo, tornando-a co construtora da sua aprendizagem. Neste sentido, o papel do docente foi o de mediador entre os conhecimentos previamente adquiridos pela criança e os culturalmente instituídos, de forma a potenciar o seu desenvolvimento holístico. Neste percurso formativo salienta-se o trabalho colaborativo entre todos os intervenientes, proporcionador de práticas educativas transformadoras, capazes de promover uma educação de qualidade. O contributo de perfil duplo para a docência permitiu uma articulação entre profissionais, dando continuidade ao processo educativo da criança, sustentando-se numa prática mais contextualizada e significativa.