Browsing by Author "Faria, Ana Beatriz Gonçalves"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Do erro à aprendizagem: os contributos do ditado para o desenvolvimento da competência ortográficaPublication . Faria, Ana Beatriz Gonçalves; Costa, José António Ribeiro da; Oliveira, Elisama Soraia Sousa deO presente Relatório de Estágio insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, constituindo um requisito para a obtenção do grau de Mestre e para a admissão à prova pública. O seu principal objetivo é apresentar uma análise reflexiva e fundamentada das experiências vivenciadas durante a formação inicial, evidenciando a construção do conhecimento científico e científico-pedagógico. Deste modo, enfatiza-se a relação entre teoria e prática, destacando o papel essencial da observação e da reflexão no desenvolvimento profissional docente. Realça-se, igualmente, a importância da supervisão pedagógica e da planificação, considerando os desafios impostos pelas constantes transformações do contexto educativo atual. A análise das experiências educativas vividas permite, assim, a discussão de aspetos fundamentais da prática pedagógica, baseados em fundamentos teóricos pertinentes. Num processo contínuo de construção profissional, a mestranda assume uma postura reflexiva, analisando os desafios, as potencialidades e as competências desenvolvidas ao longo do estágio. Além disso, este relatório integra uma componente investigativa que reforça a necessidade de o docente assumir também o papel de investigador, promovendo a articulação entre teoria e prática por meio da metodologia de investigação-ação. Neste contexto, exploram-se os contributos do ditado para o desenvolvimento da competência ortográfica dos alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico, destacando a importância da reflexão (meta)linguística no processo de ensino e aprendizagem.
