Browsing by Author "Eiriz, Vasco"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Balanced scorecard and learning organization: Case StudyPublication . Costa Oliveira, Helena; Lima Rodrigues, Lúcia; Eiriz, VascoO Balanced Scorecard (BSC) é uma resposta às exigências da realidade económico-social, num processo que parece favorecer o desenvolvimento da aprendizagem nas empresas. Este trabalho averigua dessa presunção. Para o estudo definimos doze características essenciais a uma organização de aprendizagem, analisadas sob três categorias e agrupadas numa grelha de perceção; procedemos também a uma análise crítica do conceito BSC à luz dessas características. Baseados nessa grelha caracterizamos a empresa objeto de estudo em dois momentos: antes de iniciar o projeto BSC e dezoito meses após o seu início. Da comparação entre as duas caracterizações tentamos aferir como variou a sua capacidade para aprender organizacionalmente. Concluímos que essa capacidade foi incrementada: a empresa melhorou enquanto organização de aprendizagem, essencialmente quando observada sob duas das categorias assumidas: ambiente organizacional e liderança.
- Balanced scorecard and learning organizational: case studyPublication . Costa Oliveira, Helena; Rodrigues, Lúcia Lima; Eiriz, VascoO Balanced Scorecard (BSC) é uma resposta às exigências da realidade económico-social, num processo que parece favorecer o desenvolvimento da aprendizagem nas empresas. Este trabalho averigua dessa presunção. Para o estudo definimos doze características essenciais a uma organização de aprendizagem, analisadas sob três categorias e agrupadas numa grelha de perceção; procedemos também a uma análise crítica do conceito BSC à luz dessas características. Baseados nessa grelha caracterizamos a empresa objeto de estudo em dois momentos: antes de iniciar o projeto BSC e dezoito meses após o seu início. Da comparação entre as duas caracterizações tentamos aferir como variou a sua capacidade para aprender organizacionalmente. Concluímos que essa capacidade foi incrementada: a empresa melhorou enquanto organização de aprendizagem, essencialmente quando observada sob duas das categorias assumidas: ambiente organizacional e liderança.
- Differences of absorptive capacity between firms within a clusterPublication . Eiriz, Vasco; Barbosa, Natália; Lima, VandaFirms located within a cluster have access to tacit, complex and specific local knowledge which allow them to develop competitive advantage. However, firms have no equal ability to access and to apply that knowledge, meaning that not all have a similar knowledge absorptive capacity. Using a sample of the largest Portuguese firms within a footwear cluster, this paper examine whether there are significant differences in firm’s absorptive capacity and whether such differences within a cluster are related to firms’ specific characteristics. The results suggest that absorptive capacity is significantly associated with the firms’ characteristics, namely size, export intensity and position within the cluster.