Browsing by Author "Duarte, Maria de Lurdes de Jesus Almeida"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Implementação de um programa de intervenção em alunos de 2º ano com sinais de dislexia/dificuldades de aprendizagem da leitura e da escritaPublication . Duarte, Maria de Lurdes de Jesus Almeida; Sanches-Ferreira, ManuelaA dislexia é uma das mais importantes causas de baixo rendimento e de insucesso escolar (e.g.Teles, 2004). Estudos internacionais apontam para a necessidade de elaborar, desenvolver e validar instrumentos de avaliação e acionar intervenções neste campo a partir dos primeiros anos de escolaridade, para que não se acentuem as dificuldades que afetarão o futuro académico das crianças (e.g. López et al., 2021, 2021; Cidrim & Madeiro, 2017; Martins & Capellini, 2011 Lo et al., 2009). No entanto, é reduzido o número de estudos realizados em Portugal, no que se refere a intervenções nos primeiros anos. Este estudo de natureza quantitativa quasi-experimental pretende verificar os efeitos da implementação de um programa de intervenção, centrado nas seguintes áreas: desenvolvimento de competências linguísticas e fonológicas, combate às trocas fonológicas na leitura e escrita; desenvolvimento da fluência e precisão da leitura; combate aos erros ortográficos. A amostra é constituída por 7 crianças de 2º ano, com 7 anos de idade, de três escolas diferentes, nas quais foram detetados sinais de dislexia ou dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita. A intervenção foi monitorizada através de avaliação pré, durante e pós intervenção. As estratégias de intervenção foram planeadas e reajustadas, em função de observações sistematizadas, registos e discussão dos resultados. Os resultados da intervenção apontam para a diminuição da distância entre os alunos alvo e os restantes alunos das turmas/agrupamento, quanto a precisão, fluência e velocidade de leitura, e correção ortográfica, bem como para uma maior compreensão das estratégias de intervenção nesta área.
