Browsing by Author "Cruz, Regina de Azevedo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A pedagogia em cena: A orquestração do processo educativoPublication . Cruz, Regina de Azevedo; Rodrigues, Pedro Correia; Alves, Tiago Miguel MaiaO presente Relatório de Estágio (RE) foi concebido no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), incorporada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Concebe-se como um instrumento de avaliação, submetido a prova pública, essencial para a conclusão do 2º ciclo de estudos, tendente ao grau de mestre. Este documento visa apresentar o desenvolvimento da mestranda, tanto a nível pessoal como profissional, nos dois contextos educativos pertencentes ao mesmo agrupamento de escolas, de saberes teóricos, didáticos e pedagógicos, que alinharam o percurso de toda a prática. O RE relata, numa perspetiva reflexiva, múltiplas experiências proporcionadas por ambos os ciclos, abrangendo processos de observação, planificação, ação e reflexão, tendo como intuito a construção de conhecimentos, capacidades e atitudes adequadas e adaptadas pelo professor. Ao longo de todo o percurso existiram desafios da realidade educativa, sendo refletivas criticamente, através de referenciais teóricos e legais. Efetivamente é de salientar a importância de todos os intervenientes do ciclo de supervisão e cooperação, tornando esta prática um crescimento para a mestranda, tanto pessoal como profissional. Ademais, as turmas com que a mestranda contactou, 3º, Sº e 6º anos de escolaridade, serviram de foco permitindo realizar cenários de aprendizagem, atividades e projetos significativos e adequados às necessidades dos alunos. Além disso, o documento contém uma dimensão investigativa, na qual foi implementado um estudo caso com o objetivo de compreender de que forma a orquestração e uso da Realidade Aumentada e do micro:bit promove a compreensão de conteúdos relacionados com a saúde cardiovascular e como pode auxiliar na articulação curricular horizontal no 6º ano de escolaridade. Consequentemente, é analisado que a tecnologia não substitui o papel do professor, revelando a orquestração ser eficaz na compreensão do sistema cardiovascular e na articulação curricular horizontal. O percurso refletido ao longo das páginas deste documento, proporcionaram a Pedagogia em Cena, essencial para a orquestração do processo educativo.