Browsing by Author "Costa, Raquel Santos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Uma harmonia entre o saber e o ser: o início da caminhada pelos 1º e 2º ciclos do Ensino BásicoPublication . Costa, Raquel Santos; Oliveira, InêsO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A PES apresenta como principais finalidades o desenvolvimento de estratégias que promovam a autonomia do aluno, a utilização de variados recursos, nomeadamente tecnológicos, a adaptação do ensino às necessidades e características dos alunos, a presença de momentos de reflexão na ação e pós-ação e, ainda, a realização de um trabalho colaborativo. Assim, este documento apresenta uma reflexão fundamentada científica e pedagogicamente sobre a prática educativa nas duas valências deste mestrado. De igual modo, partindo das dificuldades observadas em contexto, foi implementado um projeto de investigação na área de Português, numa turma de 6.º ano, que se prendeu com o domínio da Compreensão. Pretendeu-se, como principal objetivo, evidenciar a influência dos verbos introdutores das perguntas com o desenvolvimento das competências de compreensão. Neste sentido, foram realizadas diferentes intervenções no que concerne ao significado dos verbos de instrução e à sua importância neste domínio, assentes na perspetiva da Taxonomia de Bloom.