Browsing by Author "Costa, Nuno Miguel Amaral"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O repertório musical português no ensino da tubaPublication . Costa, Nuno Miguel Amaral; Carolino, Sérgio Fernando Bernardo; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Ramos, AvelinoNo âmbito do Mestrado em Ensino de Música, Ramo Instrumento, foi elaborado o presente relatório de estágio, no intuito de refletir o trabalho desenvolvido ao longo do percurso formativo. Desenvolvida a prática pedagógica no Conservatório de Música do Porto, na disciplina de Tuba, o relatório expressa uma filosofia de ensino baseada no diálogo e na atitude reflexiva, considerada basilar no crescimento profissional. Orientada, supervisionada e observada por figuras de referência no panorama artístico e pedagógico nacional, resultou num constante diálogo, na partilha de conhecimentos e saberes, na lecionação consciente e convergente na promoção de aprendizagens significativas junto dos alunos. Consciente da mudança de paradigma já efetuada há décadas no ensino do instrumento, com a desmitificação da relação mestre/aluno, construíram-se aulas com planos estruturados, mas sem esquecer a flexibilidade, e tendo em conta o alcance de objetivos previamente definidos. Traçaram-se metodologias centradas na motivação constante dos alunos e no desenvolvimento das suas capacidades críticas, criativas e autoavaliativas. Sob o título “O repertório musical português no ensino da Tuba”, e no contexto da unidade curricular de Seminário de Investigação Ensino de Música, o projeto de investigação responde a parte do desafio colocado pelo professor supervisor e, simultaneamente, a uma questão do quotidiano do ensino de Tuba nos níveis básico e secundário, a necessidade de repertório português adequado a estes níveis de ensino. Com um eco histórico relevante, é possível uma abordagem à disciplina em que, não esquecendo os “clássicos”, se promova uma mudança de posição em relação à subalternidade que tem sido característica em Portugal nos últimos séculos, contribuindo para a formação de identidade do estudante de música.