Browsing by Author "Costa, Marta Alexandra Rodrigues da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A perceção do elemento tímbrico nas práticas letivas de Formação Musical: os instrumentos musicais dos alunos na sala de aulaPublication . Costa, Marta Alexandra Rodrigues da; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa MariaO presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, ramo Formação Musical da Escola Superior de Educação e Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto. Apresenta-se dividido em três capítulos: o primeiro capítulo foi dedicado ao Polo de estágio, iniciando-se com uma reflexão sobre a observação como estratégia para aprender a ensinar. O segundo capítulo espelha a Prática de Ensino Supervisionada descrevendo o processo de planificação, lecionação e de reflexão. E o terceiro capítulo centrou-se no projeto de investigação que teve como objetivo principal perceber se a utilização dos instrumentos musicais dos alunos, no âmbito das práticas letivas de Formação Musical, é um exercício distintivo para o desenvolvimento de uma escuta musical apurada tendo em atenção o elemento tímbrico. Em termos metodológicos, o projeto teve uma abordagem mista, que envolve a combinação de procedimentos de recolha, análise e integração de técnicas quantitativas e qualitativas. No que diz respeito aos instrumentos de recolha de dados, foram implementados inquéritos a alunos do 1.º grau do Pólo de Estágio e realizadas entrevistas semi-estruturadas aos professores de Formação Musical dessa mesma instituição. A utilização dos instrumentos musicais dos alunos no desenvolvimento das atividades de Formação Musical permite que estes, que se encontram a iniciar o seu percurso musical, possam usufruir desde muito cedo o contacto com uma diversidade tímbrica na produção dos elementos rítmico e melódico. Ao estimular a diferenciação tímbrica, este processo facilita uma aprendizagem mais envolvente e dinâmica, tornando a experiência musical mais rica e significativa, o que pode influenciar positivamente a motivação e o progresso dos estudantes ao longo do seu percurso musical.
