Browsing by Author "Costa, Carla Sofia de Pinho"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio de Carla Sofia de Pinho CostaPublication . Costa, Carla Sofia de Pinho; Marta, Maria Margarida Campos; Sá, Susana Marques deOs desafios da Escola do século XXI implicam mudanças no desenvolvimento profissional, daí a formação inicial fomentar nos futuros docentes uma atitude reflexiva e crítica que este relatório procura espelhar. Este processo de profissionalização foi promotor da construção da identidade docente, durante o qual foram desenvolvidas as dimensões do saber-ser, do saber-estar e do saber-fazer. O presente documento contempla ações apoiadas no paradigma socioconstrutivista; neste paradigma, a metodologia de investigação-ação apresentou-se como a base de toda a formação, potenciada por um processo dinâmico em espiral cíclica de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Durante o processo de construção, quer ao longo da Prática Educativa Supervisionada quer no âmbito da elaboração deste trabalho escrito de competências e valores, foram mobilizados conhecimentos científicos, pedagógicos, didáticos e metodológicos favoráveis à conceção de um docente enquanto agente de mudança e de transformação, tendo sempre presente que o desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças é o princípio, meio e fim. Foi, por isso, apresentado um olhar mais atento às especificidades de cada criança, propondo-se atividades criativas e contextualizadas espelhadas por momentos prazerosos de construção de conhecimento, num ambiente educativo democrático. Contudo, todo este crescimento só foi possível pela riqueza das interações pedagógicas colaborativas e cooperativas entre a díade, as orientadoras cooperantes, as supervisoras institucionais e as crianças, evidenciando-se um desenvolvimento pessoal e profissional de perfil duplo.