Browsing by Author "Costa, Ana Margarida Barbosa da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Enoturismo: um produto estratégico numa unidade TER na Região dos Vinhos VerdesPublication . Costa, Ana Margarida Barbosa da; Monteiro, Bebiana; Silva, SusanaO enoturismo tem assumido um papel fundamental no incremento do setor do turismo e no desenvolvimento das regiões vitivinícolas em Portugal e no mundo, sendo este um segmento estratégico para atingir um público-alvo motivado pelo setor dos vinhos e gastronomia em ambiente rural. Este trabalho consiste na definição de estratégias ao nível do enoturismo e do marketing digital, para a elaboração de uma proposta de um conjunto de ações com vista ao desenvolvimento do segmento de enoturismo numa unidade de Turismo no Espaço Rural (TER), na categoria de agroturismo, localizada na Região dos Vinhos Verdes, na sub-região do Cávado. Numa primeira fase foi feita uma caraterização da unidade TER e uma análise SWOT para identificação dos pontos fortes e pontos fracos ao nível interno, e das atuais oportunidades e ameaças externas. Através da aplicação de entrevistas semiestruturadas, foi realizado um estudo qualitativo e exploratório a 12 empresas aderentes a Rota dos Vinhos Verdes com atividades similares ã unidade TER em que se pretende intervir. Este estudo possibilitou o conhecimento da procura e da oferta, antes e depois da declaração de pandemia por COVlD-19, bem como os desafios atuais e futuros do setor na Região dos Vinhos Verdes. Os resultados mostraram que existe ainda um longo trabalho a ser feito na Região dos Vinhos Verdes, sendo que metade dos entrevistados apenas disponibilizam atividades de provas de vinho e visitas às vinhas e adega, carecendo de atividades diferenciadoras. De acordo com os resultados obtidos salienta-se a importância do contributo do segmento de enoturismo como uma estratégia de diminuição da sazonalidade e consecutivamente, uma fonte de receita importante. Este estudo resultou na elaboração de um plano estratégico, composto por um conjunto de atividades de enoturismo, criação e adesão a novos canais de venda e estratégias de comunicação e divulgação (offline e online), com o objetivo de diminuir a sazonalidade do turismo ao longo do ano e consecutivamente aumentar as receitas e a notoriedade da unidade TER na região onde está inserida, dando também um contributo positivo ao desenvolvimento do enoturismo na Região Demarcada dos Vinhos Verdes.