Browsing by Author "Coelho, Telma Isabel Alves Cabral"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio de Qualificação ProfissionalPublication . Coelho, Telma Isabel Alves Cabral; Araújo, Sara de BarrosNo âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Pedagógica Supervisionada integrada no ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar, foi elaborado o presente relatório de qualificação profissional, com o objetivo essencial de ilustrar o processo de desenvolvimento e construção de um perfil de desempenho profissional. Desta forma, importa referir a metodologia de investigação-ação, na medida em que esta permitiu à estagiária desenvolver uma prática pedagógica reflexiva e investigativa, proporcionando-lhe o desenvolvimento de atitudes indagadoras e críticas, a partir da problematização da sua ação. Assim, a partir dos processos que integram esta metodologia investigativa: observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, foi possível a construção de um perfil de desempenho profissional. Estes processos foram utilizados como estratégias formativas no desenvolvimento de competências sendo relevante referir que estes contaram, ainda, com a colaboração de vários intervenientes, nomeadamente, do par pedagógico, da orientadora cooperante e, ainda, da supervisora institucional. Foi, também, no âmbito da prática desenvolvida em contextos educativos, nomeadamente, de creche e de educação pré-escolar, que a estagiária pode desenvolver competências ao nível da articulação entre os saberes teóricos e a sua ação educativa. Indo ao encontro de um dos objetivos definidos na ficha curricular da UC, no seu processo de evolução, ao longo do ano, a estagiária consolidou de forma fundamentada e reflexiva as suas competências profissionais e pessoais, tendo ainda, a consciência de que o seu processo de desenvolvimento não acaba aqui, na medida em que esta pretende continuar a investir na sua formação valorizando, assim, o “princípio de aprendizagem ao longo da vida” (Ribeiro & Araújo, 2012-2013:5).