Browsing by Author "Cavalli, Massimo"
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- Técnicas de improvisação, interpretação e “solo coerente”: estudo de caso: what is this thing called love, de Cole PorterPublication . Cavalli, Massimo; Coimbra, Daniela da Costa; Ferreira, Nuno Filipe RibeiroO objectivo do presente trabalho foi o de contribuir para a definição das características de um solo “coerente”, através de uma contextualização histórica (no período entre 1941 e 2001) relativa à improvisação na música jazz (ocidental e afro-americana) e da análise das respectivas técnicas de improvisação características desse período. Para tal, foram analisados dez chorus de solos de intérpretes de épocas e estilos diferentes que têm como denominador comum a estrutura do tema What is this thing called love is this thing Called Love (1930), da autoria de Cole Porter (Cole Albert Porter, 1891-1964). Na análise foram considerados parâmetros qualitativos e quantitativos. Nos parâmetros qualitativos foram considerados patterns, arpejos, escalas, modos e o uso de escalas pentatónicas, superimposição harmónica, Upper Structure Triads (UST), side slipping, enclosure ou encircling, bem como de cyclical quadruplets e outlines. Nos parâmetros quantitativos foram considerados: notas do acorde, diatónicas, tensões, cromatismos, notas out, notas que fazem parte da melodia, números de motivos e variações. Os resultados sugerem que há parâmetros característicos das diferentes épocas históricas consideradas e outros que são comuns aos solistas de todas as épocas. Da recolha do material comum extrapolada da análise dos dez chorus, sugere-se que hábitos que parecem ser exclusivos do jazz mais moderno estavam também presentes nos solos mais antigos, e que certas características que hoje podem parecer antiquadas estão enraizadas na actualidade. Da análise dos dados, emergiram ainda fragmentos comuns, como o encircling ou as cyclical quadruplets, como fragmentos essenciais de ligação entre os vários elementos da improvisação. A evolução da função dos arpejos no decorrer do tempo foi de tal forma significativa, que se inicialmente delineavam só o contorno harmónico da grelha improvisativa, passaram a sublinhar as tensões, atribuindo assim uma sonoridade mais modal e colorida à grelha harmónica. Os patterns básicos e os arpejos mantiveram-se, mas as notas de partida mudaram, afastando sempre mais as fórmulas do conforto da tónica. As cyclical quadruplets passaram de uma ornamentação por graus diatónicos (como 1-2-3-1, 1-b-3-1) a uma ornamentação mais cromática. Um solo pode ganhar ou perder coerência através da utilização das ligações certas entre as várias frases.