Browsing by Author "Castro, Filipa Morais de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório Final da Prática Educativa SupervisionadaPublication . Castro, Filipa Morais de; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosO presente relatório apresenta-se como o culminar de todo o trabalho desenvolvido na Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, constituindo um requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (CEB). Este documento assumese como um relatório de formação pessoal e profissional da mestranda, espelhando, de forma refletida e fundamentada, o seu percurso realizado no âmbito da sua intervenção educativa em contexto de supervisão onde a mobilização de saberes ganha relevância. No desenvolvimento da prática pedagógica a metodologia de investigação-ação norteou a conduta da professora estagiária. Esta metodologia processa-se num ciclo de etapas que inicia na observação, passa pela planificação, ação e reflexão. Sustentase numa perspetiva construtivista e socio-construtivista no sentido da construção de conhecimentos sólidos que ocorrem na interação de experiências práticas, teóricas, relacionais e sensoriais que sustentam o desenvolvimento da profissionalidade docente. A supervisão assume-se, então, como um momento privilegiado e insubstituível de aprendizagem no processo de formação para a docência, pois releva a transformação e o aperfeiçoamento da prática pedagógica abraçando o trabalho colaborativo e cooperativo. Neste sentido, a partilha de saberes com o par pedagógico, Professores Supervisores e Professores Orientadores Cooperantes fez com que a mestranda crescesse ainda mais, enquanto pessoa, e construísse um perfil profissional que favorece o saber-ser e estar, e saber-fazer e transformar. Este trabalho inclui, também, uma reflexão crítica sobre todo o envolvimento com a comunidade escolar, através da realização de projetos, englobando-se, assim, todas as dimensões da atividade docente. Deste modo, é um forte contributo para a construção da identidade pessoal da futura docente