Browsing by Author "Castro, Eva Paula da Silva"
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- O lúdico com afetividade: projeto de ensino especial remoto para alunos com necessidades adicionais de suportePublication . Castro, Eva Paula da Silva; Ferreira, Manuela SanchesO propósito deste estudo é o de explorar Fatores Lúdicos, Afetivos e Educacionais que podem contribuir para o desenvolvimento de um aprendizado significativo, em um projeto de ensino Remoto, aplicado aos alunos das salas de recursos multifuncionais, de Atendimento Educacional Especializado (AEE) das escolas municipais, com amostra de 21 pais e 21 crianças e jovens na faixa etária dos 07 aos 25 anos de idade, com quadro de educação especial. Neste estudo examinar-se-á comportamentos da família, referentes ao interesse e participação na vida estudantil de seus filhos. Usando dados recolhidos a partir de um estudo longitudinal, com observação dos vídeos e fotos das atividades sendo desenvolvidas pelos alunos juntamente com os pais, no decorrer do projeto, referente a um período de dezesseis meses. Como instrumentos de recolha de dados, usamos um questionário, para averiguar quais fatores são identificados e; associados aos comportamentos dos pais de crianças e jovens do ensino fundamental I e II, (referentes ao 1º e 2º ciclos de ensino), será usada a entrevista para recolher perspectivas dos estudantes com NAS (Necessidades Adicionais de Suportes), de São Félix do Xingu- Pará-Brasil. Os resultados mostraram que para sermos sensíveis às diferenças, em termos de significação social, da produção em aprendizagens necessárias ao seu desenvolvimento, dando-lhes bagagem para sua autonomia é necessário perceber que esses alunos têm pontos fortes e pontos fracos, capacidades e limitações, que exigem respeito e compromisso com o seu ensino. Percebe-se ainda que dificuldades surgem, no estudo online, tendo em vista que esse é novo e desafiante e há necessidade de dar apoio aos pais, tornando-os mais conscientes da importância do estudo para os filhos. Para tanto requer incentivo e motivação à família, por parte do professor, valorizando-os e procurando desenvolver a sua autoconfiança; nesse processo. O professor tem de possuir um vasto conhecimento em variadas estratégias de intervenção, para ajudar nesse processo educativo; em estratégias que deverão ser entendidas como sugestões e estímulo às famílias, como forma de desenvolver novas ideias de ensino/aprendizagens. Pensando também que essas atividades de intervenção deverão ser específicas, dependendo das necessidades de cada aluno, mesmo que o objetivo final seja o desenvolvimento de todos os que necessitam delas, no que se refere ao seu desenvolvimento e autonomia.