Browsing by Author "Castro, Ana Filipa Ribeiro e"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de EstágioPublication . Castro, Ana Filipa Ribeiro e; Marta, Maria Margarida Campos; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deConsidera-se de extrema importância que a construção da identidade profissional no âmbito da docência se caracterize por uma continuidade, intrinsecamente ligada à formação ao longo da vida. Neste sentido, o presente relatório de estágio reflete um processo de formação inicial, referente às valências educativas da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, visando assim a construção de um perfil duplo. Assim sendo, é expectável que o docente desenvolva, ao longo do seu percurso formativo, a construção de um sentido crítico, reflexivo e investigativo. Deste modo, perspetivando a investigação associada à pedagogia, salienta-se a preponderância da metodologia de investigação-ação, ainda que numa aproximação, pela possibilidade que representa em transformar a prática educativa, mediante a natureza cíclica e sistemática dos processos de observação, planificação, ação e reflexão. Salienta-se ainda o desenvolvimento de práticas fundamentadas numa intrínseca articulação entre a teoria e a prática, em que se mobilizam saberes provenientes de diversas áreas com saberes resultantes da ação construída no ambiente educativo. Neste âmbito, a criança é percecionada como coconstrutora do seu próprio conhecimento, sendo necessário relevar que em ambos os contextos de estágio todos os intervenientes contribuíam ativamente neste processo, espelhando e comprovando a importância da colaboração e da cooperação. O percurso representado ao longo do presente relatório possibilitou não só o crescimento profissional, mas também pessoal, caracterizando-se por uma busca incessante pela construção de novos saberes e pela transformação de práticas, com o intuito de ir ao encontro das necessidades e interesses das crianças.