Browsing by Author "Carvalho, Patrícia Alexandra Ribeiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de EstágioPublication . Carvalho, Patrícia Alexandra Ribeiro; Marta, Maria Margarida Campos; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deO presente relatório de estágio tem como objetivo principal espelhar o percurso de formação inicial docente da autora do documento, nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este percurso reflete o desenvolvimento enquanto profissional de educação, que se conjetura na postura reflexiva, investigativa e indagadora, através da mobilização de saberes científicos, pedagógicos e didáticos, assim como os seus contributos para a prática pedagógica. A metodologia de investigação-ação contribuiu para o desenvolvimento da postura reflexiva, investigativa e indagadora, dado que se assumiu um compromisso com a sua visão transformadora da ação, realizando-se uma aproximação ao processo dinâmico e cíclico de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Esta postura reflexiva resultou das interações pedagógicas, de caráter cooperativo, imprescindíveis neste processo de desenvolvimento profissional, permitindo assim identificar e desenvolver práticas pedagógicas significativas e adequadas aos contextos educativos. Neste sentido, a Metodologia de Trabalho de Projeto contribuiu para o desenvolvimento de atividades contextualizadas e significativas, em que as crianças e alunos aprenderam umas com as outras, desenvolvendo atitudes de cooperação e respeito pelo outro. Assim, toda a ação se inspirou num paradigma socioconstrutivista e na imagem da criança como um ser capaz e ativo, autora do seu próprio conhecimento, com competência para ter voz no seu processo de ensino e aprendizagem.