Browsing by Author "Cardoso, Rui Guilherme Ramos Vaz"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Lateralidade esquerdina no contexto da aprendizagem da guitarra em PortugalPublication . Cardoso, Rui Guilherme Ramos Vaz; Caldeira, Artur Carlos Azevedo de Saraiva; Fernández Aguín, Virxilio da Silva; Mendes, Carlos; Magalhães, Guilherme; Freitas, João; Dias, RenatoA existência de uma diferenciação entre indivíduos da mesma espécie, relativamente ao uso de um dos lados do corpo em detrimento de outro, despertou o interesse da humanidade e nos últimos 50 anos da comunidade científica. A lateralidade está presente em inúmeros momentos da nossa atividade quotidiana e não só. O projeto de investigação desenvolvido, teve como foco a lateralidade no contexto da aprendizagem da guitarra, em Portugal. A metodologia adotada neste projeto foi mista e extensiva. Foram distribuídos inquéritos a nível nacional (estabelecimentos de ensino particular e cooperativo e públicos), para fazer a caracterização da população estudantil relativamente à sua lateralidade. Além disso, pretendeu-se aferir a perceção dos alunos, destros e esquerdinos, relativamente à escolha da postura a adotar na aprendizagem da guitarra, ou seja, se deve ser influenciada pela lateralidade dominante ou não. O mesmo princípio foi usado para os docentes, sendo eles possíveis intervenientes na escolha da postura dos seus alunos. Para conseguir uma triangulação metodológica efetuaram-se duas entrevistas a músicos profissionais, esquerdinos. Sendo o mundo dominado por destros, pretendeu-se ter a visão de dois guitarristas esquerdinos relativamente aos seus percursos académicos, vidas profissionais e no âmbito do ensino. Da análise dos resultados obtidos e da pesquisa bibliográfica efetuada verifica-se que a temática não é consensual. Há questões por clarificar por parte dos investigadores, nomeadamente, metodologias mais precisas na classificação da lateralidade e a descodificação, de um ponto de vista científico, do termo “natural” que alguns músicos referem na sua prática instrumental, e que define muitas vezes como tocam um instrumento musical.