Browsing by Author "Cardoso, Larissa Cristina de Lima Nunes"
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- O marketing interno como ferramenta estratégica para a gestão de recursos humanos na hotelaria – estudo de caso: Maison Albar - Le Monumental PalacePublication . Cardoso, Larissa Cristina de Lima Nunes; Mouta, CristinaNo mercado competitivo atual, investir nos recursos humanos é um elemento que promove a diferenciação. Na indústria hoteleira, que pertence ao setor dos serviços intangíveis e abstratos, frequentemente a forma como o serviço é fornecido possui maior relevância do que simplesmente o ambiente físico proporcionado pelo hotel. Por essa razão, o capital humano é extremamente importante para a atividade hoteleira, exigindoue as organizações desenvolvam estratégias eficazes para atrair, reter e motivar seus colaboradores. O marketing interno, pode ser definido como um conjunto de ações de marketing institucional realizadas pela empresa e direcionadas aos seus colaboradores. Essas ações têm como objetivo atrair, atribuir responsabilidades, desenvolver, recompensar, fidelizar e monitorar os colaboradores, considerando-os como seus clientes internos. O objetivo é criar uma boa imagem entre os mesmos, buscando satisfazer as suas necessidades, alinhadas com os objetivos da empresa. Quando a empresa reconhece o valor dos recursos humanos, percebe que somente através das pessoas é possível alcançar resultados satisfatórios, com qualidade e eficiência, proporcionando uma vantagem competitiva. A gestão estratégica dos recursos humanos desempenha um papel crucial nesse processo, e o marketing interno pode ser uma ferramenta eficaz para fortalecer a perceção dos colaboradores sobre a organização. O estágio curricular tem como objetivo investigar como o Marketing Interno pode ser utilizado na gestão estratégica dos recursos humanos na indústria hoteleira. A metodologia escolhida é um estudo de caso num hotel de cinco estrelas na cidade do Porto, com o objetivo de identificar quais as ferramentas de Marketing Interno que são utilizadas pelo hotel, compreender de que forma o Marketing Interno pode ser utilizado como ferramenta para a Gestão de Recursos Humanos e analisar se essas práticas contribuem para o comprometimento e a satisfação e dos colaboradores. Espera-se que este estudo forneça uma compreensão sobre como o Marketing Interno pode ser usado como uma ferramenta eficaz para fortalecer a gestão estratégica dos recursos humanos no setor hoteleiro.