Browsing by Author "Campos, Carolina de Jesus Correia"
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- Louça de Viana: a cultural asset to preservePublication . Campos, Carolina de Jesus Correia; Lamas, Marco Aurélio RibeiroLouça de Viana tem mais de 400 anos de história que está profundamente enraizada na própria história e evolução da cidade. Nos últimos anos a fábrica que produzia outrora estas peças de cerâmica foi encerrada e com ela a produção destas valiosas obras de arte que tanto significam para tantos habitantes de Viana do Castelo. O projeto nasce como uma solução para este problema. Louça de Viana tem potencial para voltar a prosperar, entre outros o principal problema advém do facto de a fábrica ter estado demasiado tempo encerrada e enquanto esteve aberta não foi conseguido o apoio que necessita de fundos públicos. Para justificar o projeto de reabilitação e garantir a sua viabilidade será utilizada uma metodologia mista, incluindo recolha de dados, análise de dados e posterior interpretação das evidências que surgem e, ao fazê-lo, encontrar a abordagem mais adequada a procurar na aplicação do projeto. Somente após a realização de uma revisão literária e empregando uma pesquisa como técnica de coleta de dados é que o projeto será idealizado. O projeto foi criado utilizando o Business Model Canvas de Osterwalder e Pigneur, que serve como ferramenta para o desenvolvimento de um plano sólido, em conjunto com uma análise PEST e SWOT. Para este objetivo, procurou-se criar uma visão para a marca que não só concretize as suas ambições, mas também demonstre como potenciar os recursos disponíveis, enquanto propõe soluções para constrangimentos estruturais que ainda não foram totalmente resolvidos e que requerem agora uma intervenção adequada para aproximar a marca do mercado nacional e, eventualmente, internacional. A esta visão junta-se um conjunto de objetivos, que deverão servir de ponto de partida para uma reflexão mais profunda no desenvolvimento de novas estratégias nacionais numa fase inicial. Estas reflexões devem conduzir manifestamente à definição de programas e linhas de investimento que permitam consolidar a marca com o objetivo final de revitalização.