Browsing by Author "Brito, Mariana Rodrigues"
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- Simulação para Controlo de Tráfego Automóvel na Interseção do AmialPublication . Brito, Mariana Rodrigues; Pinto, Carla Manuela AlvesO aumento do número de veículos, públicos e privados, originou um problema de tráfego na cidade do Porto. Face a esta questão a Câmara Municipal do Porto foi obrigada a encontrar soluções que reduzissem o trânsito e priorizassem os peões, utilizando um sistema de controlo de tráfego automóvel. Algumas das medidas implementadas passaram pela diminuição do número de veículos na estrada e o incentivo ao transporte público. Todavia, é ainda necessário criar uma boa infraestrutura para mobilidade e acessibilidade. Os últimos são dois conceitos fundamentais para a mobilidade urbana tendo como prioridade o peão. Gerar essa infraestrutura requer o conhecimento dos volumes de tráfego na zona, assim como a procura de peões. Atualmente, existem softwares que permitem simular o comportamento dos vários elementos que constituem uma rede viária, como por exemplo, o SUMO. Neste projeto considera-se a interseção da Estrada da Circunvalação com a Rua do Amial e simula-se o tráfego automóvel e a procura de peões, usando o software SUMO. São considerados vários cenários, diferindo na presença ou ausência de conflitos e no número de passadeiras. Obtêm-se dados de Duração do percurso, Tempo de espera, Tempo perdido, entre outros. Discutem-se os resultados e sugere-se o cenário mais adequado, a implementar na interseção. Neste caso, o melhor cenário foi o Cenário Um, onde se mantêm os movimentos atuais, mas acrescentam-se duas passadeiras. Uma antes da interseção no sentido Nascente-Poente e outra após a interseção no sentido PoenteNascente. Estas alterações permitem diminuir a distância e o tempo perdidos pelos peões. Aumenta ainda a sua segurança, dado que a tendência dos mesmos para atravessar a rua fora da passadeira é menor. Apesar de ser o cenário com maior número de conflitos, os resultados da sua simulação são os mais favoráveis para condutores e peões. Para trabalho futuro, sugere-se a inclusão de espiras no SUMO, que contribuem para regular o tempo de luz verde de um semáforo dependendo da sua procura. Adicionalmente, dever-se-ia recorrer a mais ferramentas Python disponibilizadas pelo SUMO; simular mais cenários a mais horas de ponta distintas.