Browsing by Author "Bidi, Bahareh"
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- Cultural adaptation of websites: a comparative study of portuguese and dutch corporate websitesPublication . Bidi, Bahareh; Santos, José de FreitasO crescimento global da internet tornou-se um meio acessível de comunicação que apresenta novos desafios para as empresas multinacionais, dado que têm de adaptar os seus websites às diferenças culturais. Neste aspeto, a adaptação cultural tornou-se uma estratégia crucial para as empresas que pretendem ter sucesso internacionalmente. O objetivo deste estudo foi o de investigar a adaptação dos websites a diferentes culturas. Com essa intenção fez-se uso das estruturas de análise de Hofstede e Hall, de modo a analisar em que medida a adaptação cultural dos websites Portugueses e Holandeses das empresas multinacionais listadas na revista americana Fortune existe ou não. Por recurso à metodologia da análise de conteúdo foram analisados vinte websites de empresas multinacionais, confrontando-se as principais categorias destes sites com as hipóteses formuladas anteriormente. Os resultados mostram que existem diferenças significativas na adaptação cultural das empresas multinacionais com sites em Portugal e na Holanda. Na dimensão individualismo – coletivismo, os websites portugueses e holandeses evidenciam valores elevados em individualismo, particularmente no caso holandês nas categorias de relações com a comunidade, clubes de conversação e chat rooms, newsletters, programas de fidelização e links para websites locais, enquanto os Portugueses valorizam sobretudo os temas familiares. As hipóteses aversão à incerteza e distância hierárquica não foram confirmadas pela investigação quando consideradas globalmente. No entanto, este teste global não significa que categorias como o serviço ao consumidor ou uso de terminologia local não sejam importantes para adaptação pelos profissionais de marketing holandeses ou navegação guiada e lojas locais pelos profissionais Portugueses. O mesmo se aplica, aliás, à dimensão distância hierárquica, onde os valores da distância ao poder estão mais destacados nos websites Portugueses. Na dimensão masculinidade, os websites Portugueses e Holandeses claramente exibem os valores femininos, como jogos e concursos e os papéis atribuídos a ambos os géneros. Os websites Portugueses e Holandeses mostram um grau baixo e alto, respetivamente, na dimensão de elevado contexto, mas sem significância estatística em ambos os casos. O contrário (valores altos e baixos, respetivamente) acontece na dimensão baixo contexto, onde quer os websites Portugueses quer os Holandeses estão adaptados de acordo com as hipóteses formuladas no estudo.