Browsing by Author "Barros, Rita Isabel Morais"
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- O Comportamento de consumo de Vinho do Porto dos portugueses – recomendações para o aumento da procura internaPublication . Barros, Rita Isabel Morais; Barros, António Correia deO Vinho do Porto é um elemento-chave que define a cultura portuguesa projetando-a a nível internacional. Este vinho licoroso, de aromas intensos, está pensado para a exportação; contudo, sendo produzido na Região Demarcada do Douro, em Portugal, merece um lugar de destaque no panorama nacional. Este estudo visa perceber o comportamento de consumo do consumidor português de Vinho do Porto, bem como os fatores influenciadores da frequência de consumo deste vinho. Pretende-se ainda sugerir recomendações para o aumento da procura interna do produto. Realizou-se uma revisão bibliográfica do sector de Vinho do Porto em Portugal e do consumidor português deste vinho. Posteriormente realizou-se uma entrevista exploratória que clarificou a questão de investigação e ajudou à idealização das hipóteses de investigação. Seguidamente, lançaram-se questionários online e presenciais à população portuguesa residente em Portugal Continental e Arquipélagos, com idade igual ou superior a 16 anos. Este estudo concluiu que o consumidor português de Vinho do Porto é do sexo feminino e jovem, com idade entre os 16 e os 30 anos, residente na região Norte e auferindo um rendimento entre 485€-1000€. Verificou-se que todas as ocasiões de consumo de Vinho do Porto estudadas, o conhecimento que o consumidor tem de alguns atributos deste vinho e a procura de informação que sobre ele efetua, influenciam a frequência de consumo de Vinho do Porto. Contrariamente, as razões que levam à diminuição da frequência de consumo de Vinho do Porto em Portugal são: a escassez de campanhas de sensibilização e educação do consumidor de Vinho do Porto, o problema da digestão difícil que este vinho provoca e o seu elevado teor calórico. Propõe-se recomendações para o aumento da procura interna do Vinho do Porto, tais como: maior divulgação do produto; mais ações de sensibilização e educação para o consumidor e, ainda, para o segmento HORECA; a aposta no marketing digital e experiencial para cativar o consumidor.