Browsing by Author "Barbosa, Joana Cristina dos Santos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de EstágioPublication . Barbosa, Joana Cristina dos Santos; Marta, Maria Margarida Campos; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado de Educação Pré-Escolar Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, lecionado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, tendo em vista a obtenção de qualificação profissional que habilita para a docência nos dois níveis educativos. O perfil duplo para a docência permitiu uma visão ampla e consistente sobre o desenvolvimento da criança e despertou para a sequencialidade do processo educativo. Este documento tornou-se fulcral para o desenvolvimento profissional e pessoal da docente estagiária, uma vez que mobilizou os conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos e articulou-os com prática educativa, construindo os saberes profissionais. O saber ser e o saber agir tiveram como base a observação, a planificação, a ação e a reflexão, características do processo dinâmico e cíclico da metodologia de investigação-ação pela qual foi possível a compreender melhor as práticas educativas, atribuindo importância ao papel ativo e participativo da criança e ao papel do docente como agente reflexivo e inovador, promotor de mudanças. Neste sentido, foram desenvolvidas ações educativas significativas integradas numa perspetiva construtivista, onde a criança foi co construtora do seu processo educativo e o docente mediador desse processo através da experimentação, descoberta e colaboração com os pares. O trabalho colaborativo entre todos os intervenientes educativos foi uma mais-valia na construção identitária da criança e da futura profissional, rentabilizando os saberes de cada um.
