Browsing by Author "Amorim, Ana Sofia Brito"
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- Relatório de Estágio de Ana Sofia Brito AmorimPublication . Amorim, Ana Sofia Brito; Ribeiro, Deolinda Alice Pedroso; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de; Dias, Joana Ortigão de Oliveira Matos; Férias, Ana Rita MoutinhoO presente Relatório de Estágio incide sobre o processo de formação inerente à Prática Educativa Supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Porto, para obtenção do grau mestre, conforme o DL 79/2014, de 19 de setembro. O processo de formação é complexo e dotado de quatro etapas e instrumentos úteis que são utilizados na prática educativa: a observação, a planificação, a avaliação e a reflexão. Ao longo deste documento serão refletidos os conhecimentos científicos e normativos essenciais para o desenvolvimento de práticas educativas em contexto, bem como para o crescimento e evolução de uma postura ética, indagadora e crítica da futura docente, que contribui para a construção da identidade profissional docente de perfil duplo. Os conhecimentos científicos-pedagógicos e a utilização da Metodologia de Investigação-Ação, que evidencia a componente investigativa, permitem a construção do perfil docente e foram utilizados ao longo da Prática Educativa Supervisionada nos dois ciclos de ensino. A intencionalidade da ação educativa e a importância de que esta vá ao encontro das características e necessidades de todas as crianças, realça a importância de uma prática inclusiva e equitativa, em que todos os alunos, assumem um papel ativo fundamental no seu processo de aprendizagem. Assim, o professor deve assumir uma postura reflexiva e um papel de mediador sustentando as ações de forma que estas potenciem uma ação inovadora, reflexiva e com sentido. Neste sentido, releva-se igualmente o trabalho colaborativo de todos os intervenientes no processo desde os estudantes, as docentes cooperantes, as crianças, as supervisoras institucionais, a comunidade educativa e as famílias, uma vez que contribuiu para o desenvolvimento de práticas contextualizadas que potenciam o desenvolvimento holístico da criança e fomentam o perfil pessoal e profissional de uma futura docente de perfil duplo.