Browsing by Author "Amor, Ana Margarida Leite"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Influência dos atributos dos influenciadores na qualidade percebida e na fidelidade às marcasPublication . Amor, Ana Margarida Leite; Oliveira, Luciana Gomes dePara as marcas se tornarem fortes no mercado, é importante uma relação positiva com os consumidores. Uma forma de se começar a relacionar com os consumidores é através do marketing e das redes sociais, onde o influenciador pode ser utilizado como recurso crescentemente valioso. De forma que o consumidor veja o influenciador como um modelo a seguir e para o tornar fiel à marca e perceber a qualidade da mesma, características é necessário que o influenciador possua um conjunto de atributos facilitadores e favoráveis. Esta investigação explora a forma como a perceção dos consumidores sobre os atributos dos influenciadores das redes sociais influenciam a qualidade percebida das marcas e a fidelização às mesmas. Para sustentar o estudo, é utilizada uma metodologia de natureza quantitativa, suportada por um processo hipotético-dedutivo. O método de recolha de dados utilizado é baseado num inquérito por questionário autoadministrado online. No total, foram recolhidas 171 respostas ao questionário, sendo que apenas 101 foram consideradas para análise. A maioria dos respondentes são do sexo feminino, entre os 20 e 25 anos, estudantes, a maioria com licenciatura e residentes na zona Norte de Portugal, particularmente Porto e Braga. Foi questionado aos inquiridos o número de horas que costumam passar nas redes sociais, a média de horas que a maioria passa a navegar nas redes sociais é de 3,36h. As características dos influenciadores analizadas foram a credibilidade, a identificação, a autenticidade, o conhecimento especializado, a sinceridade e a transparência. Estas caracteísticas foram correlacionados de forma a perceber se influenciam positivamente a qualidade percebida e a fidelidade à marca. Neste estudo, comprovou-se que os atributos que mais influenciam a qualidade percebida são a transparência, a sinceridade e o conhecimento especializado e os atributos que mais influenciam a fidelidade às marcas são a credibilidade, a sinceridade e a transparência. Esta investigação alarga o trabalho teórico sobre as características dos influenciadores, avaliando de que forma estas influenciam a qualidade percebida e fidelidade à marca.