Browsing by Author "Amor, Ana Catarina Silva Soares"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Revisão Sistemática sobre Intervenções destinadas a promover a participação social dos alunos com incapacidades em contexto educativoPublication . Amor, Ana Catarina Silva Soares; Alves, Sílvia Regina GonçalvesA educação inclusiva visa responder à diversidade das necessidades de todos os alunos, promovendo a sua participação e aprendizagem. A participação social dos alunos surge como um indicador da inclusão, sendo por isso necessário o estudo das intervenções, destinadas à sua promoção. Este estudo tem como objetivo sintetizar as características, as estratégias e os efeitos das intervenções, destinadas a promover a participação social de alunos com incapacidades, em contexto educativo, entre 2006 e 2020. Esta revisão sistemática da literatura, incluiu a pesquisa em cinco bases de dados (JSTOR, ERIC, Taylor & Francis, Web of Science e B-ON). Foram incluídos os estudos de caráter experimental, cujos resultados da intervenção focassem pelo menos uma das dimensões da participação social, dos alunos com incapacidades (i.e., interação social com os pares, aceitação social dos pares, amizades/relacionamentos com os pares, autoperceção de aceitação social), o que resultou na identificação final de 45 artigos. A maioria das intervenções identificadas focam as dimensões de interação e aceitação social. Os resultados evidenciam que a maioria das intervenções implementadas, em contexto educativo, tiveram um efeito positivo na participação social dos alunos com incapacidades. A discussão reflete a necessidade de intervenções sobre os relacionamentos de amizade entre os alunos com e sem incapacidades, bem como, a auscultação da opinião dos alunos, em risco de exclusão social, sobre a dimensão social da sua experiência educativa.