Browsing by Author "Alves, Sara Raquel Oliveira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A influência das redes sociais digitais nas atitudes e intenções de fumar de estudantes do ensino superior: um estudo empírico em PortugalPublication . Alves, Sara Raquel Oliveira; Gonçalves, Paulo Jorge Pinheiro; Sousa, Isabel Maria de Ardions Braz deObjetivo – Investigar a influência que as mensagens tabágicas, presentes nas redes sociais digitais, têm perante as atitudes e intenções de fumar de estudantes do ensino superior português. Metodologia – Estudo empírico de corte transversal com uma amostra de estudantes, onde foi utilizada uma pesquisa descritiva de natureza quantitativa confirmatória, a partir da identificação de um modelo teórico, suportado pela revisão da literatura sobre o tema, suscetível de estudar relações entre variáveis latentes. A recolha de dados foi efetuada através de inquérito por questionário online, obtendo-se uma amostra de 405 respostas válidas. As hipóteses foram testadas por um modelo de equações estruturais. Resultados – Foram comprovadas cerca de metade das hipóteses propostas, sendo garantido o sentido de associaçao inicial de todas. Foram obtidas diferentes capacidades preditivas das variáveis independentes e interessantes níveis correlacionais. Foi assegurada a validade convergente das escalas de medida, mas, não a divergente de uma delas, apesar de adequada qualidade psicométrica geral. Limitações/implicações – Os resultados carecem ser examinados com todo o cuidado face à utilização de uma amostra não probabilística. A inexistência de trabalhos similares, no setor em análise português, gerou algumas limitações na discussão de resultados. Em termos de implicações teóricas destacamos que a gestão de redes sociais digitais é determinante para alterar atitudes, intenções e comportamentos tabágicos. As implicações práticas permitem indicar claras recomendações para os gestores de saúde pública, sobre o tabagismo entre os estudantes. Em concreto, (o uso de) diversos tipos de redes sociais digitais podem conduzir a diferentes atitudes e intenções tabágicas. Originalidade/valor – O estudo com estudantes, à data, foi o primeiro realizado em Portugal, onde se investigou um modelo teórico sobre a influência das redes sociais digitais nas atitudes tabágicas e intenções de fumar.