Browsing by Author "Almeida, Marco"
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- Influência do clima e do caudal de ar variável em função da demanda para um sistema centralizado tudo-ar.Publication . Almeida, Marco; Monteiro, Joaquim; Castro, OlgaNa perspetiva da melhoria da eficiência energética e da QAI dos edifícios de serviços existentes e que são climatizados com sistemas centralizados do tipo tudo-ar, foi desenvolvida uma aplicação informática que permite simular o comportamento dinâmico de situações reais de funcionamento relativas ao tratamento de ar. Com vista à redução do consumo energético associado à utilização dos sistemas técnicos de climatização, foi desenvolvido um modelo matemático para os diversos processos físicos que ocorrem numa unidade de tratamento de ar, implementado numa aplicação informática e validado o seu funcionamento através de experiências laboratoriais desenvolvidas numa sala de testes de climatização. O presente estudo permitiu determinar a influência das variáveis, clima e caudal de ar insuflado variável em função da demanda, no consumo energético associado às condições de conforto do ambiente interior para a estação de aquecimento. Foi estimado um aumento de 65% de consumo energético para o clima mais rigoroso de Bragança, acompanhado de um menor potencial de redução de consumo energético (6% em termos médios), relativamente aos outros climas. Relativamente à utilização de estratégias de ventilação controlada pela demanda (DCV), estimaram-se que os potenciais de redução de consumo energético máximos poderão atingir valores de 40% e 39% para Faro e Porto, respetivamente, e de 30% para Bragança. A ferramenta informática desenvolvida poderá ser uma ajuda em análises económicas a efetuar, nomeadamente para renovações de edifícios de serviços existentes.
- The study of the impact of demand controlled ventilation in energy consumption of offices in Portuguese commercial buildingsPublication . Almeida, Marco; Monteiro, Joaquim; Castro, OlgaThis study presents an implementation of an application, using mathematical models, which allow to create virtual simulations to minimize energy consumption, thereby enabling an optimization of the energy efficiency of air handling equipment. The mathematical model was validated by laboratory experiments. An analysis of variation of the quantity of supply air of the system for three cities in different climatic conditions was performed. The analysis of energy consumption values for each city, show that the largest potential reduction of energy consumption can be seen to the city of Faro for the simulation of two occupants with a reduction of 39,84%.