Browsing by Author "Aguiar, Catarina Pinto de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de EstágioPublication . Aguiar, Catarina Pinto de; Marta, Maria Margarida Campos; Sá, Susana Marques deO documento vigente espelha o percurso formativo desenvolvido, onde se realçam as aprendizagens efetuadas no decorrer da Prática Educativa Supervisionada, nos contextos de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, concorrendo para a construção de uma identidade profissional indagadora sobre a realidade educativa. Assim, neste trabalho apresenta-se como foi construído este perfil por via de uma aproximação da metodologia Investigação-Ação que, pela mobilização de saberes científicos, pedagógicos, didáticos, culturais e investigativos, facilitou tomadas de decisões no que respeita à complexidade e às particularidades inerentes à prática profissional. Neste seguimento, procurou-se evidenciar as exigências de observação, planificação, ação e reflexão, o que possibilitou o desenvolvimento de propostas contextualizadas, diversificadas e adequadas aos interesses, dificuldades e necessidades das crianças. No presente relatório evidenciam-se as experiências educativas desenvolvidas nas duas valências que, atendendo ao paradigma socioconstrutivista, se inscreveram nas pedagogias participativas, nas quais se destaca a Metodologia de Trabalho por Projeto, onde a criança assumiu um papel ativo na sua própria aprendizagem. Por via do exposto, este documento integra as transformações vivenciadas na ação pedagógica através da adoção de uma postura observadora, inovadora e reflexiva, cujo principal foco era promover a melhor resposta educativa a todas as crianças. A visão exposta no relatório ilustra a problematização das exigências subjacentes ao perfil duplo de docência, no que concerne à reformulação do saber pensar e agir no contexto educativo e ao conhecimento aprofundado sobre os dois níveis, consolidando competências pessoais e socioprofissionais, perpetuadas pelo princípio da aprendizagem ao longo da vida.