Browsing by Author "AZEVEDO, RITA MENDES DE"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Sistema de recomendação no contexto educacionalPublication . AZEVEDO, RITA MENDES DE; Faria, Luiz Felipe Rocha deCom a constante evolução tecnológica, as escolas portuguesas têm vindo a transitar progressivamente dos manuais escolares em papel para versões digitais. Esta transição exige uma crescente adaptação dos alunos ao uso de ferramentas tecnológicas no seu processo de aprendizagem. No entanto, esta transição nem sempre é acompanhada por soluções eficazes que respondam às necessidades específicas de cada estudante, tornando essencial o desenvolvimento de plataformas que promovam a personalização do ensino. Neste enquadramento, o presente projeto teve como objetivo principal investigar de que forma um sistema de recomendação personalizado pode apoiar e facilitar o processo de aprendizagem no contexto do ensino escolar. Para tal, procedeu-se à realização de uma revisão do estado da arte sobre sistemas de recomendação aplicados ao ensino. Adicionalmente, procurou-se explorar o potencial dos Large Language Models (LLMs) em contextos educativos e analisar criticamente as plataformas educacionais existentes. A metodologia adotada envolveu uma abordagem exploratória, sustentada por pesquisa bibliográfica em bases científicas. Na seleção dos artigos, consideraram-se como critérios critérios a atualidade, a relevância e o foco na aplicação de sistemas de recomendação em contextos educacionais. No âmbito do projeto, foi desenvolvida uma plataforma educacional que disponibiliza conteúdos educativos, integrando um sistema de recomendação personalizado, um assistente virtual de apoio ao estudo entre outras funcionalidades complementares. Os resultados obtidos demonstraram que a plataforma desenvolvida foi bem recebida pelos participantes. Estes utilizadores beneficiaram de recomendações personalizadas de conteúdo e de um assistente virtual capaz de apoiar o estudo através de comandos personalizados. A análise das métricas indicou um bom desempenho do sistema de recomendação, revelando a sua capacidade de adaptação aos interesses e dificuldades dos estudantes. Conclui-se que uma plataforma educacional gratuita, equipada com funcionalidades inteligentes e personalizadas, pode representar uma mais-valia significativa no apoio ao ensino digital. Com base nos dados recolhidos, foram ainda implementadas melhorias e adicionadas novas funcionalidades, contribuindo para o desenvolvimento de futuras soluções tecnológicas mais eficazes e centradas no aluno.
