ISEP – DEE – Livro, parte de livro, ou capítulo de livro
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISEP – DEE – Livro, parte de livro, ou capítulo de livro by Author "Alves, Gustavo R."
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Caracterização de erros experimentais em circuitos eletrônicos no Laboratório Remoto VISIR+Publication . Sasdelli, Isabelli; Alves, Gustavo R.; Valente Junior, Wilson; Schlichting, Luis Carlos MartinhagoProgramas de simulação e plataformas de experimentação são importantes aliados do estudante e pesquisador para unir conhecimentos teóricos e práticos. Frequentemente, durante a realização dos experimentos com circuitos elétricos e eletrônicos, os alunos cometem erros, sejam estes por falta de atenção ou por não assimilar corretamente algum conteúdo. Como forma de aprimorar esses conhecimentos e ampliar a experimentação, laboratórios remotos como Virtual Instruments Systems in Reality (VISIR) ganham espaço. Com o objetivo de construir um tutorial online para o auxílio dos estudantes, este artigo apresenta possíveis erros ao analisar experimentos com o diodo, expandindo assim trabalhos anteriores já publicados acerca desta temática, relacionada com a utilização do VISIR.
- Libro de atas del XIV Congreso de Tecnologías Aplicadas a la Enseñanza de la Electrónica (TAEE2020)Publication . Alves, Gustavo R.; Fidalgo, André; Felgueiras, Carlos; Costa, RicardoA conferencia TAEE conhecerá na sua 14ª edição um momento histórico. Não só é a primeira vez que a será organizada fora do território Espanhol, como terá lugar a verdadeiramente pioneira experiência de realizar esta conferência num formato puramente virtual no Instituto Superior de Engenharia do Porto. Esta opção representa a solução possível para um evidente problema mundial, que surgiu de forma repentina durante a preparação desta edição. Optamos por aplicar a típica abordagem de engenharia, instintivamente encarando este novo problema como uma verdadeira oportunidade, e aproveitando as limitações impostas para experimentar novas soluções para novas questões. Tentamos criar uma TAEE diferente, não melhor nem pior, mas indo buscar proveitos às tecnologias de comunicação emergentes de forma a criar e dinamizar um evento onde não estaremos fisicamente juntos, mas poderemos comunicar e conviver de forma virtual. A grande motivação da TAEE será sempre os visíveis entrosamentos, dedicação e motivação da comunidade e serão estes fatores que permitirão o sucesso nesta nova forma de estarmos e trabalharmos juntos, mas à distância.
- Proceedings of the IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON 2020Publication . Cardoso, Alberto; Alves, Gustavo R.; Restivo, Maria TeresaFocused on "Engineering Education for the future in a multicultural and smart world", the EDUCON2020 Online edition was based on a comprehensible program that included: • a pre-conference day with 9 workshops, which attracted approx. 300 remote participants; • 3 plenary sessions, including: • a unique opening interview with interveners physically located in two different time zones, with a span of 16 hours, in particular Keith Willey (interviewed), from Sydney, Australia, and Susan Zvacek (interviewer), from Denver, US. Henrique Santos, Vice President for Conferences and Workshops of the IEEE Education Society, located in Portugal, served as moderator. • a keynote by Annette Kolmos, about “Complex Problem Solving and PBL in Engineering Education”, moderated by José Carlos Quadrado. • and, a closing debate with Maria Graça Carvalho (a member of the European Parliament), Sebastião Feyo de Azevedo (Rector of Universidade Portucalense Infante D. Henrique), and João Gabriel Silva (Rector of the University of Coimbra from 2011 to 2019), who discussed about “The University and the Digital Transformation of Society”, in a debate moderated by Russ Meier, president of the IEEE Education Society. • and 44 technical sessions; 4 round tables, and 7 special sessions The technical program included 314 papers that underwent a double-blind review process with at least 3 independent reviewers. Considering a total number of 654 submissions, this results into a 50% acceptance rate. Finally, the EDUCON2020 online conference edition gathered more than 300 participants from 51 countries on 5 continents.
- Proceedings TAEE2020: prefacePublication . Fidalgo, André; Alves, Gustavo R.Conference proceedings front matter may contain various advertisements, welcome messages, committee or program information, and other miscellaneous conference information. This may in some cases also include the cover art, table of contents, copyright statements, title-page or half title-pages, blank pages, venue maps or other general information relating to the conference that was part of the original conference proceedings.
- Remote lab experiments: opening possibilities for distance learning in engineering fieldsPublication . Herrera, Oriel; Alves, Gustavo R.; Fuller, David; Aldunate, Roberto G.Remote experimentation laboratories are systems based on real equipment, allowing students to perform practical work through a computer connected to the internet. In engineering fields lab activities play a fundamental role. Distance learning has not demonstrated good results in engineering fields because traditional lab activities cannot be covered by this paradigm. These activities can be set for one or for a group of students who work from different locations. All these configurations lead to considering a flexible model that covers all possibilities (for an individual or a group). An inter-continental network of remote laboratories supported by both European and Latin American institutions of higher education has been formed. In this network context, a learning collaborative model for students working from different locations has been defined. The first considerations are presented.
- Resultados e Extensões do Projeto VISIR+ no Brasil: Um olhar internacionalPublication . Alves, Gustavo R.; Pozzo, María Isabel; Beltran Pavani, Ana Maria; Silva, Juarez Bento; Oliveira, Vanderli; Peraça, Mauro Tavares; Nilsson, KristianEste livro foi produzido como parte das atividades que couberam à ABENGE no projeto VISIR+, que foi desenvolvido nos anos de 2016 e 2017 e que tem sua aplicação principal na área de Circuitos Elétricos e Eletrônicos com foco preponderante na Engenharia Elétrica e Eletrônica. Os capítulos seguintes, apresentam uma descrição mais detalhada do Projeto. O objetivo precípuo do projeto foi definir, desenvolver e avaliar um conjunto de módulos educacionais que envolvem experimentos práticos, virtuais e remotos, suportados pelo laboratório remoto denominado VISIR, que é um acrônimo para "Virtual Instrument Systems In Reality". O VISIR+ contou com financiamento da European Commission (DG EAC), Education, Audiovisual and Culture Executive Agency (EACEA) e National Erasmus+ Offices National Agencies EU Delegations. O coordenador do projeto foi o professor Gustavo Ribeiro Alves do Instituto Politécnico do Porto (IPP) e a equipe foi constituída por docentes das Instituições participantes do projeto.