ISEP - DM - Computação e Instrumentação Médica
Permanent URI for this collection
A evolução da medicina associada ao desenvolvimento e inovação tecnológicos, conduz à aplicação generalizada dos computadores e técnicas de engenharia na instrumentação médica de diagnóstico e terapia, bem como na gestão e manipulação da informação das unidades de cuidados de saúde.
Esta evolução exige a formação adequada de engenheiros especialistas em computação e instrumentação médica.
Browse
Browsing ISEP - DM - Computação e Instrumentação Médica by advisor "Conceição, Luís Manuel da Silva"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Aplicação móvel para registo nutricional e de atividade física de um paciente com diabetes tipo 2Publication . Godinho, João Ferreira Trindade Mendes; Conceição, Luís Manuel da SilvaO tipo e a quantidade de alimentos que ingerimos tem um grande impacto na nossa saúde. As doenças relacionadas com a dieta alimentar são uma das principais preocupações de saúde pública e continuam a pôr em perigo a qualidade de vida da população, afetando a própria sustentabilidade dos sistemas de saúde. A ingestão desequilibrada de alimentos pode resultar em distúrbios metabólicos, desnutrição, excesso de peso, baixo desempenho mental e outros fatores de risco, como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 ou cancro. A diabetes mellitus (DM) é considerada uma das epidemias do século XXI onde o controlo e prevenção de possíveis complicações, devido ao aumento da sua prevalência, passaram a ser prioridade para a saúde pública. Embora a hereditariedade seja um fator preponderante no aparecimento da DM, a obesidade e o sedentarismo continuam a ser os principais fatores de risco para o desenvolvimento desta patologia. Dito isto, é essencial a educação dos doentes em relação ao papel de uma alimentação saudável e à prática de atividade física de modo que seja possível uma maior adoção de comportamentos de autocuidado, levando a um controlo mais eficaz da doença. Assim sendo, a utilização de tecnologias de monitorização e acompanhamento de doentes desempenham um papel fundamental para alcançar esse objetivo. A proposta deste trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de suporte a pacientes portadores da doença DM tipo 2, de forma a permitir uma maior eficácia no acompanhamento, monitorização e gestão da doença e dos riscos a esta associada. A aplicação deve permitir que o paciente diabético registe com detalhe tanto as suas refeições ao longo do dia, como a atividade física realizada. Além disso, a aplicação deverá também sugerir diferentes planos nutricionais, e de acordo com o perfil do utilizador. Para tal, serão estudadas e desenvolvidas técnicas que possibilitem a definir diferentes perfis de utilizador. Por fim, pode concluir-se que foi possível desenvolver um conjunto de funcionalidades que se acredita serem essenciais para acompanhar um doente com DM tipo 2 na sua rotina diária, auxiliando-o na adoção de comportamentos mais saudáveis tanto relativos a sua dieta como à prática de exercício físico.
- Sistema de Recomendação Nutricional para Pacientes com Diabetes Mellitus Tipo 2Publication . Batista, Sara Catarina Mendes; Conceição, Luís Manuel da SilvaA diabetes mellitus tipo 2 é considerada uma das doenças crónicas mais comuns no mundo. Atualmente ainda não existe uma cura, mas o tratamento assenta num controlo e acompanhamento contínuo da mesma. A autogestão da doença faz parte de uma das soluções previstas, uma vez que pode incentivar à adoção de hábitos saudáveis. São vários os métodos que podem ser praticados nesta autogestão, nomeadamente métodos tradicionais que estão dependentes do uso de papel e caneta, como diários de alimentos, que se revelam pouco eficazes e não correspondem, sempre, às necessidades do utilizador. Isto leva à necessidade de desenvolver sistemas que mitiguem esses problemas e que sejam capazes de auxiliar o paciente no controlo da doença no seu dia a dia. Sendo assim, faz sentido estudar uma abordagem que permita ao utilizador registar o seu perfil, a sua rotina diária obtendo, por fim, recomendações tendo em conta esses dados. Para atingir esse objetivo foi desenvolvido, no trabalho descrito nesta dissertação, um sistema de recomendação, associado a uma aplicação móvel, que visa proporcionar ao paciente uma autogestão da doença em questão. Este sistema, recomenda ao utilizador alimentos, de acordo com o seu registo diário e com as suas preferências alimentares, adaptando-se às necessidades do mesmo. Para o desenvolvimento do sistema de recomendação, optou-se por um algoritmo cuja técnica abordada é baseada em filtragem colaborativa, sendo que considera os alimentos que o utilizador classificou, mas também classificações atribuídas por outros utilizadores, apresentando-os como uma possível solução. Para perceber os comportamentos do sistema desenvolvido, foram definidos casos de teste para analisar os diferentes cenários de um dia a dia do paciente, no que diz respeito aos alimentos que ingere, e aos valores nutritivos dos mesmos. Por fim, os resultados obtidos permitem concluir que o sistema desenvolvido recomenda de acordo com as preferências do utilizador, mas também de outros através das classificações que foram atribuídas aos alimentos.
