Repository logo
 
Publication

A sonata para violoncelo e piano de Luís de Freitas Branco: análise comparativa com a sonata para violino e piano de César Franck

dc.contributor.advisorFonseca, Ana Maria Liberal da
dc.contributor.advisorCoimbra, Daniela da Costa
dc.contributor.authorMonteiro, Ana Mafalda dos Santos Silva
dc.date.accessioned2018-01-19T17:44:22Z
dc.date.available2018-01-19T17:44:22Z
dc.date.issued2017-11-30
dc.description.abstractA presente dissertação procura aprofundar o conhecimento relativamente à Sonata para Violoncelo e Piano de Luís de Freitas Branco (1913) e, assim, contribuir para despertar a curiosidade interpretativa dos músicos e estimular o gosto musical dos ouvintes. Para tal, este projecto traça um paralelo com a Sonata para Violino e Piano de César Franck (1886) de forma a averiguar as possíveis semelhanças e diferenças tanto a nível formal e estilístico, como técnico e interpretativo, destacando-se enquanto característica comum e essencial nas duas obras o uso do modelo unificador da forma cíclica. Esta dissertação inclui também entrevistas realizadas a vários violoncelistas de referência nacionais e internacionais, de modo a conhecer a visão musical do intérprete relativamente às duas sonatas tratadas neste trabalho. A importância desta sonata de Freitas Branco é enorme, uma vez que é símbolo da introdução do modernismo musical em Portugal, e uma obra de referência na música portuguesa para violoncelo.pt_PT
dc.description.abstractThe present dissertation aims to increase the knowledge about the Sonata for Cello and Piano by Luís de Freitas Branco (1913) and, therefore, contribute to awakening the interpretive curiosity of musicians and stimulate the listeners’ musical taste. A parallelism is drawn with César Franck’s Violin Sonata (1886) in order to explore the similarities and differences between both works regarding formal, stylistic, technical and interpretative aspects. Therefore, the use of the cyclic form unifying model is a common and essential characteristic in both works. This dissertation also includes several interviews with national and international respected cellists in order to understand the musical vision from the interpreter’s point of view. The importance of Freitas Branco’s Cello Sonata is huge as it is a symbolic work of modernism in Portugal and a milestone in Portuguese cello music.pt_PT
dc.identifier.tid201827883pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10840
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSonata para violoncelo e pianopt_PT
dc.subjectCésar Franckpt_PT
dc.subjectSéculo XIXpt_PT
dc.subjectLuís de Freitas Brancopt_PT
dc.subjectSéculo XXpt_PT
dc.subjectForma cíclicapt_PT
dc.subjectSonata for cello and pianopt_PT
dc.subject19th centurypt_PT
dc.subject20th centurypt_PT
dc.subjectCyclic formpt_PT
dc.titleA sonata para violoncelo e piano de Luís de Freitas Branco: análise comparativa com a sonata para violino e piano de César Franckpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Música - Interpretação Artística, especialização Violoncelopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Ana_Monteiro_MMIA_2017.pdf
Size:
62.97 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: